É já neste sábado, 13 de maio, a grande final da Eurovisão. Mimicat sobe ao palco mais uma vez para cantar “Ai Coração”. Sendo assim, representa Portugal na busca do título do concurso musical. Entretanto, para além do prestígio, o que ganha o vencedor do Festival Eurovisão?
De acordo com o site oficial da Eurovisão, o prémio é claro. “A canção que receber o maior número de pontos ganha o icónico troféu e tem nova performance”. Ou seja, o vencedor deixa o festival mesmo apenas com o troféu e não há prémio em dinheiro.
Sendo assim, quem ganhar a Eurovisão leva o microfone de estilo anos 1950 todo de vidro. Um design de Kjell Engman que premiou todos os vencedores do festival desde 2008.
Além disso, o país vencedor ganha “a honra de receber o próximo concurso”. Entretanto, não foi o caso do vencedor do ano passado, a Ucrânia. Nesse sentido, já que o país vive atualmente uma guerra, o festival decorre este ano no Reino Unido.
O que ganha o vencedor do Festival Eurovisão?
Apesar de não receber um prémio em dinheiro, o vencedor da Eurovisão ganha fama suficiente para construir uma carreira. Foi o que aconteceu a alguns célebres vencedores, como os ABBA, Céline Dion, Conchita Wurst ou até mesmo Salvador Sobral.
Além disso, mesmo os cantores que não venceram também podem alcançar grande sucesso. Por exemplo o representante do Reino Unido Sam Ryder. Apesar de ficar em segundo lugar no festival de 2022, o cantor tornou-se um fenómeno. Dessa forma, apresentou a canção “Space Man” no Jubileu de Platina da rainha Isabel II em 2022 e recebeu a nomeação de “Melhor Novo Artista” no Brit Awards 2023.