Audiências: Final da Eurovisão ajuda RTP1 a esmagar SIC e TVI. Canal do Estado teve um dos seus melhores resultados diários de 2023
Decorreu este sábado, 13 de Maio, mais uma final do “Festival da Eurovisão”. E, tal como já acontecer no passado, os portugueses aderiram em massa ao certame. Mais uma vez, foi o programa mais visto do dia e fez com que a RTP1 obtivesse um dos seus melhores resultados diários de 2023. Ou seja, a Final da Eurovisão ajuda RTP1 a esmagar SIC e TVI nas audiências.
O certame venceu do primeiro ao último minuto e manteve os resultados sempre elevados. Na primeira parte, entre as 20h00 e as 20h54, alcançou uma audiência média de 10,9% e um share de 23,8%. Ou seja, 1 milhão e 40 mil e 800 espectadores. A segunda parte subiu aos 1 milhão e 129 mil e 500 espectadores, isto é 11,8% de rating e 25,6% de quota de mercado. Em seguida, manteve-se em 1 milhão e 109 mil e 800 espectadores, ou seja, 11,6% de audiência média e 25,6% de share. Entre as 22h39 e as 23h27, alcançou 1 milhão e 48 mil e 500 espectadores, isto é, 11% de rating e 27,7% de share. Por fim, a última parte chegou a 1 milhão e 95 mil e 100 espectadores, ou seja, 11,5% de rating e 35,3% de quota de mercado.
A título de curiosidade, o pico de audiência deu-se às 20h25 com Mimicat em cima do palco. Nesse momento, o “Festival da Eurovisão” chegou a 1 milhão e 272 mil e 500 espectadores, ou seja, 13,3% de rating e 27% de share. Já no momento a revelação da grande vencedora, a RTP1 conquistou em média 1 milhão e 187 mil e 200 espectadores, isto é, 39,4% de share. Valores que há muito não se vêm em programas de entretenimento na televisão portuguesa. Com estes resultados, a Final da Eurovisão ajuda RTP1 a esmagar SIC e TVI nas audiências.
Líder nas Cerimónias de Fátima
Este sábado ficou também marcado pela emissão em direto das Cerimónias de Fátima tanto na RTP1 como na TVI. E os portugueses acabaram por escolher a emissão do canal Público. Em média 478 mil e 100 espectadores acompanharam a emissão, ou seja, 5% de audiência e 20,2% de share. À mesma hora, a emissão do canal de Queluz de Baixo, ficou-se pelos 373 mil e 500 espectadores, isto é, 3,9% de rating e 15,9% de quota de mercado.
No total diário, a RTP1 conseguiu um dos melhores resultados de 2023. Conquistou uma quota de mercado média de 17,7%, enquanto a TVI se ficou pelos 11,9% e a SIC pelos 10,9%.
Recorde na nossa galeria a atuação de Loreen, que deu a vitória à Suécia.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!