Chegou ao fim mais uma edição do “Festival da Eurovisão” 2023. E as previsões confirmaram-se. A Suécia vence o “Festival da Eurovisão” 2023. Desta forma, Loreen volta a ganhar o certame, tal como acontecera em 2012.
Mas a vitória ainda teve alguns momentos de ansiedade. É que Loreen conquistou o júri, ao alcançar o primeiro posto com 340 pontos. Em seguida, com a conjugação dos votos do público, vieram os contratempos. É que a Finlândia, que ficara em quarto lugar na votação do júri, acabou mesmo por ser a favorita do público, o que complicou as contas.
Mas, ao receber 243 pontos do júri, Loreen conseguiu repetir a vitória de 2012. Assim, a Suécia vence o “Festival da Eurovisão” 2023 com o tema “Tattoo”. E, em 2024, aquele país volta a receber o certame.
Quem é Loreen?
Nascida em 1984, Loreen tornou-se conhecida em território sueco ao conquistar o quarto lugar no “Ídolos” do seu País em 2004. Um ano depois lançou “The Snake”, o seu primeiro single. Mas foi em 2011, quando concorreu pela primeira vez ao “Melodifestivalen”, o “Festival da Canção” sueco que a sua carreira despoletou. Não venceu, mas o tema com que se candidatou, “My Heart is Refusing Me” tornou-se um hit nacional. Em 2012 voltou a concorrer, desta feita com “Euphoria” e acabou por vencer não só o certame nacional, como a Eurovisão.
Desde então, não mais parou. Lançou o seu primeiro disco e começou a correr o mundo a apresentar as suas canções. Para além da música, Loreen usa a sua voz para promover encontros com ativistas políticos nos diversos países por onde passa. Para além de cantora, ela também já foi apresentadora e produtora de televisão.
Este ano, 11 anos depois da vitória, voltou a ganhar não só o “Melodifestivalen”, como também a “Eurovisão”. Um feito que partilha apenas com um músico irlandês, John Logan, que venceu em 1980 e em 1987. Mas este somou ainda uma terceira vitória, em 1992, como compositor. Com este resultado, a Suécia iguala a Irlanda no top de vitórias: sete!
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!