É já esta segunda-feira, 5 de Fevereiro, que se estreia na SIC uma nova novela. Conheça, em seguida, quem é quem na novela “Senhora do Mar”.

JOANA PEDROSA

(Sofia Ribeiro)

Veterinária e professora universitária, cresceu num lar em que o pai exercia violência sobre a mãe. É casada com Alex, um homem violento. Mas tem dentro dela uma força rebelde, que se vai revelar ao descobrir que está grávida.

ALEXANDRE BORGES

(Pedro Hossi)

Formado em gestão, mas teve vários negócios que correram mal. Está desempregado. Especialista em chantagem emocional, tem-se tornado mais violento. Poderá sofrer de uma doença do foro psicológico no decorrer da história.

PAULA SOARES

(Vera Kolodzig)

Trabalha na faculdade de veterinária como técnica de análises. Mas só o faz porque precisa de pagar as contas. Se pudesse, só viajava. Sente-se dividida entre a lealdade à amiga Joana e a vontade que tem de ter Alex só para si.

JUDITE GONÇALVES

(Marina Mota)

Ex-professora do ensino preparatório. Já não leciona, uma vez que sofreu um burn out há uns anos. Teve um marido dominador e agressivo, por isso, reconheceu esses traços em Alex. Mas Joana não acreditou nela e afastaram-se. Por fim, quer fazer as pazes com a filha.

MANUEL BETTENCOURT

(Afonso Pimentel)

Perdeu o pai cedo e teve uma adolescência rebelde. Escapou-se da faculdade e viajou pelo mundo antes de regressar de vez à Terceira. É dono de uma vacaria e de parte do grupo Bettencourt, mas vive quase como se fosse um monge. 

ARTUR BETTENCOURT

(João Reis)

Irmão mais velho de Manuel, teve uma educação severa. O pai incutiu-lhe a necessidade de gerir o dinheiro e criar lucro, minimizando os riscos. É inteligente. Mas demasiado autoritário, o que o faz chocar com o irmão e os filhos. É um dos homens mais ricos da Terceira.

quem é quem na novela “Senhora do Mar”

PEDRO BETTENCOURT

(João Jesus)

É um dos herdeiros do grupo Bettencourt. Estudou Economia e está prestes a partir para Lisboa para fazer o MBA. Gosta de fotografia. Não tem medo de enfrentar o pai. Namora Susana, mas a relação não está bem. Adora o tio Manel.

RITA BETTENCOURT

(Inês Pires Tavares)

Queria estudar Economia, mas por pressão do pai, que a quer perto, está a tirar ciências agrárias na Terceira. Joga futebol às escondidas de Artur e sonha em criar uma equipa feminina. É um pouco imatura, mas corajosa. Detesta a namorada do pai.

MADALENA BETTENCOURT

(Rita Loureiro)

Ex-mulher de Artur. Inteligente e com formação, abdicou de ter uma carreira para acompanhar Artur nos seus negócios, ser esposa e mãe. A crise matrimonial começou era Pedro bebé. Quando Rita era pequena, divorciou-se e partiu para Lisboa. Por isso, dá-se melhor com Pedro do que coma filha.

FRANCISCA MEDEIROS

(Cláudia Vieira)

Namorada de Artur e Relações-Públicas do Hotel Bahia. Cresceu no Porto, num lar pobre, com o irmão, Ricardo. Na adolescência cometeram pequenos crimes. Aprendeu cedo a usar a beleza para manipular os homens. Mas tem ciúmes de Madalena, a ex-mulher de Artur. Tenta conquistar Rita, mas é uma tarefa aparentemente impossível…

RICARDO MEDEIROS

(Duarte Gomes)

Cresceu num bairro pobre do Porto e começou a cometer pequenos crimes ainda na adolescência, com a ajuda da irmã, Francisca. Em seguida, começou a vender droga e acabou detido. Era suposto a chegada à Terceira ter sido o início de uma nova fase, mas tal não aconteceu. Gosta de música. Por vezes, trabalha como DJ, animando festas.

MARIA SILVA CASTRO

(Júlia Palha)

Estudante de biologia e colaboradora da Baleia à Vista. Perdeu os pais num acidente de avião mal explicado, que envolve o nome de Artur Bettencourt. Foi criada pelo avô, e por Leonor e Sérgio. Mas gosta de correr alguns riscos e vai viver um amor impossível.

ABEL SILVA

(Zeca Medeiros)

Ex-baleeiro, avô de Maria. Perdeu cedo a mulher, e depois a filha e o genro. Ficou sozinho com uma bebé de dois meses nos braços. É um homem amargurado, mas com bons amigos. Maria é a sua alegria de viver. Odeia os Bettencourt.

DAVID MONTEIRO

(Hélder Afonso)

Lisboeta, chegou há pouco tempo à Terceira. É gestor e acabou de ser contratado para a Baleia à Vista. Está sempre à procura de formas rápidas de fazer dinheiro. Conhece Pedro da faculdade. Parece ser um bom rapaz, mas mente com facilidade…

LUÍSA CORDEIRO

(Manuela Couto)

Empresária. Viúva. Casou nova, e por interesse, com o herdeiro de uma família de proprietários agrícolas. Já fez tantas promessas ao Divino Espírito Santo que não terá anos de vida para as pagar. Por isso apoia a Igreja sempre que pode. Mas há outra motivação ser tão religiosa: tem vários pecados para expiar…

SUSANA CORDEIRO

(Ana Marta Ferreira)

Conhecida como a “princesa das flores”, uma vez que a sua família é dona da maior plantação de próteas na ilha e por ser um pouco arrogante, Susana esconde um segredo… é alérgica a flores. Namora Pedro e planeia casar com ele. Gosta muito de sexo.

JAIME CORDEIRO

(Tomás Alves)

Está à frente dos negócios agrícolas da família desde os 18 anos. Não tem muitos amigos, nem lhe conhecem namoradas. Mas é reservado. O seu maior amigo é Manuel. Tem um problema de jogo, que está controlado. Não sabe lidar com a perda e o luto.

MÁRCIA GUEDES

(Anabela Moreira)

Trabalha desde os 12 anos. É camareira no hotel Bahia. Tem problemas com os homens e com o jogo. É apaixonada por Óscar. Tem duas filhas, uma de cada pai, mas apenas ela conhece as suas identidades. Há um mistério relacionado com este assunto, que tem que ver com a segurança de uma das filhas…

ANABELA GUEDES

(Francisca Salgado)

Nunca soube quem era o pai, o que a deixa vulnerável. É Carla, a irmã mais velha, quem a orienta e protege, já que a mãe, Márcia, é muito ausente da sua vida. Adora faltar às aulas e escapar-se para a vacaria. Gosta de fazer vídeos para o tiktok.

CARLA GUEDES

(Inês Sá Frias)

O ambiente negligente e pobre em que cresceu levou-a a assumir uma postura maternal com a irmã mais nova. Tem vagas memórias do pai, que não sabe quem é. Trabalha no café Porto de Abrigo. Mas encara as dificuldades de frente. É corajosa.

LEONOR PIRES

(Maria João Pinho)

Dona do café Porto de Abrigo. É uma máquina de trabalho, que se esquece do autocuidado. Acumula funções de patroa, mãe e esposa. O trabalho é essencial para se sentir viva, mas está a chegar ao limite. Sente que Sérgio não a valoriza. Por isso, vão atravessar vários problemas.

SÉRGIO PIRES

(Romeu Costa)

Trabalhador da Proteção Civil, tem sempre muito que fazer. É sócio do café e gosta de mandar, mas raramente lá está. O seu casamento está em crise. A falta de líbido da Leonor torna-o um homem incompleto. Mas não faz muito para ajudar a mulher nas suas tarefas.

LURDES PIRES

(Ana Lopes)

Melhor amiga de Maria. Trabalha no café da mãe, sem vontade. Sonhadora e um pouco imatura, quer ser Assistente de Bordo, mas não é muito boa a línguas e não estuda tanto como deveria. Tem uma paixão platónica por Jaime. É religiosa.

PADRE FILIPE PINHEIRO

(Albano Jerónimo)

É um padre pouco convencional. Sente-se, mais do que um padre, um psicólogo. Poucos sabem que tem uma fixação pelo mistério da reprodução. Segue a frase de Einstein “Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.” Escolhe a segunda via, mas tem os seus limites…

FLÁVIA ASSUNÇÃO

(Mariana Pacheco)

Mulher de força e de fé, viu um grande sonho concretizado quando ficou grávida de Chico. A sua conceção gerou polémica… Desde pequena que tem uma forte ligação ao divino e chega a sentir que recebe mensagens da Terra, premonições que guarda para si. Tem uma vida difícil, mas é trabalhadora e alegre.

quem é quem na novela “Senhora do Mar”

ADÉRITO RAMALHO

(Virgílio Castelo)

Trabalhou numa empresa de cruzeiros, foi pescador e depois baleeiro, até se reformar. Foi colega de Abel e tornou-se amigo dele. Está sempre a contrariar a beatice da sua mulher, Genoveva, mas adora-a e apoia-a muito. Gosta de nadar e fazer caminhadas, tentando manter-se ativo e jovem. Gosta de rir.

GENOVEVA RAMALHO

(Rita Blanco)

É casada com Ramalho há mais de 40 anos, mas por vezes sente-se culpada por guardar um segredo do marido… É muito teimosa, devota — sobretudo da Senhora do Mar — e tem a língua mais afiada da ilha. Diz que detesta meter-se na vida dos outros…

ZÉ BATISTA

(Ivo Alexandre)

Na vila todos o tratam por Ti Zé. É chefe dos romeiros, dirige a Casa do Povo e é muito influente na comunidade (ou, pelo menos, acha que é…). Está sempre a arranjar maneira de enganar os clientes para fazer mais dinheiro. Mas é devoto quando dá jeito…

JESUS COSTA

(Hélder Agapito)

Sonha ser um nómada digital, mas ainda lhe faltam algumas coisas. Por exemplo… perceber mais de programação do que o básico que aprendeu no único ano de faculdade que fez. Vai conseguindo viver à custa da sua lábia. Não vai desistir enquanto não arranjar um investidor para a sua app, que ele espera se torne um unicórnio. Neste caso uma vaquinha açoriana com manchas das cores do arco-íris e um único chifre no meio da testa. Ou seja, uma vaquicórnia!

TERESA VILAR

(Ana Varela)

Bióloga e professora universitária, é apaixonada pelo mar. Dona da Baleia à vista, onde se fazem passeios de barco para ver baleias e golfinhos. Namora Alberto. Mas há muitos anos, conheceu um homem que a marcou profundamente… E com quem se vai reencontrar.

quem é quem na novela “Senhora do Mar”

ALBERTO MELO

(Marcantonio Del Carlo)

Diretor Jurídico do grupo Bettencourt e braço direito de Artur. Para Alberto, um homem astuto e manipulador, a ética é uma questão opcional. Pai de Beatriz e Renato, namora Teresa.  Pressiona Renato, mas os dois até têm uma boa relação.

RENATO MELO

(Ivo Arroja)

A separação dos pais e a mudança da mãe para o Brasil marcaram-no. Por isso, refugiou-se na poesia, que se vai revelar uma arma a seu favor no que toca ao romance. Tem uma paixoneta por Susana. Anda desmotivado, uma vez que precisa de um desafio…

BEATRIZ MELO

(Beatriz Godinho)

É filha de Alberto e, como o pai, tem daqueles feitios danados… só faz o que lhe apetece. Sempre foi estudiosa e isso deu frutos: foi para Lisboa, onde estudou marketing, e agora tem a sua própria empresa. Por isso, é uma mulher plena e resolvida, que não precisa de relações sérias. Ou pensa que não precisa…

MICHAEL MACHADO

(Vítor Silva Costa)

Nascido em Portugal, cresceu nos EUA. O ambiente em casa não era bom e os pais separam-se. Ele ficou com a mãe, o irmão Robert com o pai. É piloto comercial, mas está suspenso por ter tomado antidepressivos sem o conhecimento da companhia. Não se dá muito bem com Robert.

quem é quem na novela “Senhora do Mar”

ROBERT MACHADO

(Rodrigo Trindade)

Uma identidade portuguesa com alma americana. Deportado daquele que considera “o seu país” para uma terra que não conhecia — a Terceira —, Robert é o lado negro da imigração, uma vida que correu mal. Mas a discriminação, por ser um criminoso deportado, impede-o de encontrar um trabalho decente.

ÓSCAR RAMOS

(Graciano Dias)

Gerente do hotel e fiel aos Bettencourt. Tem um forte sentimento de gratidão para com Artur e um grande carinho por Pedro e Rita. É muito profissional, mas também é brincalhão. É um homem de princípios e detesta violência. Entregue ao trabalho, por isso nunca se casou. É apaixonado por Márcia.

quem é quem na novela “Senhora do Mar”

VANESSA SANTOS

(Inês Curado)

Nascida e criada em Setúbal, é apaixonada pelo mar desde pequena. Por isso, sempre quis ter um barco seu. Ajuda Ruben no transporte de contrabando, ao serviço de Ricardo. É uma mulher que não acata ordens e que sabe o que quer.

RUBEN SEMIÃO

(Luís Lourenço)

Cresceu no meio de pescadores, mas nunca quis pescar. Gosta do mar. Como as casas estavam caras, comprou um barco onde mora. Já foi apaixonado por Vanessa, mas a relação esfriou. São amigos, velejadores e parceiros de negócios.

LILIANA MENDES

(Marta Faial)

Bolseira de investigação na Universidade dos Açores, viaja até à Terceira para liderar um estudo sísmico do novo empreendimento do Grupo Bettencourt. Está a recuperar do fim de uma relação de sete anos, que terminou mal.

Veja as imagens na nossa galeria e conheça quem é quem na novela “Senhora do Mar”.

Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

5 peças de roupa de que se deve livrar o mais rápido possível

5 peças de roupa de que se deve livrar o mais rápido possível

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

As celebridades que festejaram na Avenida o 25 de Abril

As celebridades que festejaram na Avenida o 25 de Abril

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Dia da Mãe: celebrar o amor

Dia da Mãe: celebrar o amor

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Cinco casos de atropelamentos graves à democracia e aos cidadãos

Cinco casos de atropelamentos graves à democracia e aos cidadãos

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Modelos de sapatos que nunca nos falham

Modelos de sapatos que nunca nos falham

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Depressão fria vinda da Gronelândia traz

Depressão fria vinda da Gronelândia traz "inverno" de novo a Portugal. O que esperar do tempo para os próximos dias

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022