
Veja como está Cláudia Aguizo, a Mariana da novela “Ninguém Como Tu”. A história, da autoria de Rui Vilhena foi transmitida pela estação de Queluz de Baixo em 2005 e é, ainda nos dias de hoje, uma das mais aclamadas da ficção nacional. No último episódio milhares de espectadores pararam para saber “quem matou o António” e ver a morte da icónica e terrível vilã, Luiza Albuquerque (uma das emblemáticas personagens de Alexandra Lencastre).
Na altura com pouca experiência no mundo da representação, Cláudia Aguizo interpretou Mariana Martins (filha de Guida, personagem de Sofia Aparício). Para conseguir ficar com o papel a atriz comprometeu-se a ganhar alguns quilos a mais, tal como a personagem assim o exigia. Na história, Mariana era uma jovem com peso a mais e que sofria esse preconceito por parte da mãe e da melhor amiga da mãe, Luiza Albuquerque. Indiferente ao que diziam sobre a sua forma física, Mariana era feliz e encontrou o amor. Já na vida real, Cláudia Aguizo, viveu focada para a sua personagem e conseguiu ganhar os quilos a mais que manteve ao longo de todo o período de gravações da história da TVI. No estúdio ou fora dele, a atriz procurava estar sempre a comer… O seu trabalho e determinação foram bastante elogiados pelo autor e restante equipa do projeto.
“Foi um privilégio ter feito parte do elenco de ‘Ninguém Como Tu’, foi a minha estreia em televisão e rodeada de atores de um talento gigantesco. Guardo com muita saudade e nostalgia os meses em que participei na novela”, recorda dessa forma ao Holofote a atriz, atualmente com 38 anos.
O estalo (verdadeiro) que levou de Alexandra Lencastre
A atriz recorda, entre bons momentos que viveu nas gravações ao lado de toda a equipa, uma situação em que (inesperadamente!) levou um estalo na cara de Alexandra Lencastre. O seu primeiro estalo em ficção e sem estar à espera!
“Entre muitos momentos felizes, recordo uma cena caricata em que gravava com a Alexandra Lencastre. O realizador pediu-nos que depois do nosso diálogo continuássemos a conversa de modo improvisado, pois ele precisava de nos ter em segundo plano enquanto tinha [a atriz] Grace Mendes em primeiro plano. Posso dizer que a Luiza e a Mariana continuaram em personagem e entraram num aceso confronto, entre provocações como: ‘A menina devia comer menos, olhe-me para essas ancas’. E respostas afiadas da Mariana como: ‘A tia é que devia olhar-se ao espelho, já viu essas rugas? Gostava era de ser nova como eu“, conta Cláudia,
Em personagem, a veterana atriz da TVI deu uma resposta à altura da sua vilã. “Tal não foi o despique que saltou uma estalada para a cara da Mariana. Não estava marcada, completamente de improviso. Foi aí que caíram as personagens e a Alexandra pediu-me logo desculpa. ‘Foi a Luiza que se entusiasmou’, disse ela (risos). E terminou com muitas gargalhadas das duas”, conta assim Cláudia Aguizo ao nosso site.
Veja (em seguida) a galeria de fotos de Cláudia Aguizo na altura em que integrou o elenco de “Ninguém Como Tu” como Mariana (em 2005):
“Tal não foi o despique entre a Mariana e a Luiza Albuquerque que saltou uma estalada para a cara da Mariana. Não estava marcada, completamente de improviso. A Alexandra pediu-me logo desculpa. ‘Foi a Luiza que se entusiasmou’, disse ela. E terminou com muitas gargalhadas das duas”
(Cláudia Aguizo)
“Adorava voltar a dar vida à minha Mariana”
Sabe-se agora que a TVI está a preparar um remake da história de Rui Vilhena. “Acho que o remake quase 20 anos depois é uma excelente aposta da TVI. ‘Ninguém Como Tu’ foi, sem dúvida, um marco na televisão portuguesa. A escrita do Rui Vilhena é verdadeiramente sublime, prende-nos ao ecrã até ao último segundo, de tal forma que não se dizia outra coisa: ‘Quem matou o António?’ . É impossível esquecer todo o aparato à volta do último episódio que, ainda em cassete, foi escoltado em carrinha blindada, com acompanhamento de helicóptero, desde a antiga NBP até aos estúdios da TVI. Isto é TV espetáculo! E quem o matou mesmo foi a Guida, a malvada da minha querida mãezinha Sofia Aparício”, recorda, por fim, Cláudia Aguizo.
Ainda que continue a trabalhar como atriz em teatro, a artista gostava de voltar à ficção nacional, quem sabe no remake que a TVI está agora a preparar. “No último ano tive a oportunidade de estar em cena com dois espetáculos [“A Casa de Bernarda Alba” e “Âmago”], mas tenho muitas saudades do pequeno ecrã. Adorava poder voltar a dar vida à minha Mariana, estou a torcer para que se lembrem de mim”, confidencia a artista setubalense.
A 3 de novembro de 2019 Cláudia Aguizo foi mãe pela primeira vez. O pequeno Xavier é assim fruto do casamento da artista com o treinador de futebol Gonçalo Figueiredo.
“Guardo com muita saudade e nostalgia os meses em que participei na novela. Tenho muitas saudades do pequeno ecrã”
(Cláudia Aguizo)