Já não há dúvidas: Cristina Ferreira vai manter-se nas manhãs da TVI. A apresentadora fica com o lugar que era de Maria Botelho Moniz, que passa para outro projeto. Até ao momento, a também diretora ainda não se manifestou sobre esta alteração. Mas, no passado, reiterou sempre que não queria voltar a um horário onde foi tão feliz. Recorde, em seguida, a evolução do discurso de Cristina Ferreira sobre o regresso às manhãs.
Esta mudança de planos surge na sequência de uma alteração no discurso de Cristina Ferreira ao longo dos últimos meses. Se, em 2022, quando surgiram os primeiros rumores de que iria para as manhãs, negou categoricamente e até assegurava que tal nunca aconteceria, tudo tem vindo a mudar. Só que, mesmo depois de se tornar substituta de Maria Botelho Moniz, garantia sempre que seria apenas isso mesmo, uma substituição.
“Eles não vão sair de lá”
“Não sei quanto tempo mais fico na televisão. Não sei mesmo! Dizem que vou voltar às manhãs. Esqueçam, não vou regressar para as manhãs. E eles [Maria e Cláudio] também não vão sair de lá. Não vão porque eles vivem aquilo da mesma maneira que eu vivi”, dizia nas “Cristina Talks” a 15 outubro de 2022. Em seguida, na palestra de 14 de janeiro de 2023, insistia: “Há muita gente que me diz: ‘Volta!’ Tenho tantas saudades dos programas diurnos como nunca tive. Tenho muitas saudades do programa da manhã [‘Você na TV!’], mas digam-me uma coisa: acham mesmo que eu voltaria a um sítio onde já fiz o melhor? Não, nunca mais vou lá voltar. E o que vou fazer a seguir? Não sei. Não vou voltar, há coisas que terminam na hora certa para dar espaço a que outras coisas venham”.
Mas, um mês depois, durante as gravações da série “João Sem Deus”, a 9 de fevereiro de 2023, afirmou: “Posso vir a apresentar tudo aquilo que a TVI decidir que será melhor para a estação”. Algo que se alterava no início de Março seguinte. “Não vou regressar às manhãs, mas isso não significa que não possa voltar. Agora não está nos meus objetivos. Esse ciclo está concluído, se voltar será com um programa diferenciador”, assegurava em exclusivo à TvMais.
Curiosamente, a 30 de agosto de 2023, a TVI anunciava que tinha chegado a acordo com a diretora de Ficção e de Entretenimento para renovar o seu contrato. Segundo informações vindas a público, no novo vínculo, Cristina Ferreira continuaria “disponível para ir para o ar, durante 60 horas mensais”, antevendo que iria regressar ao horário matutino. Algo que se veio a confirmar pouco mais de um mês depois.
“O programa é deles”
Em direto na TVI, a 3 de outubro de 2023, anunciava que iria ser a substituta de Maria Botelho Moniz quando esta entrasse em licença de maternidade. “Na ausência da Maria, e só durante os meses em que a Maria vai estar fora, sou eu que fico aqui a controlar o Cláudio.”. Tudo se iniciou poucos dias depois e mesmo sem se tornar líder ao início, acabou por vir a conquistar o público.
A 5 de Dezembro de 2023, na apresentação do “Dança com as Estrelas” dizia-se muito feliz. “Estou felicíssima ao lado do Cláudio nas manhãs, está a ser extraordinário. Acho que ele está mais refinado. Estou perfeitamente. Eu sei o que é um programa da manhã. Eu e o Goucha estivemos também durante dois anos e tal sem ganhar quando começámos. As manhãs fazem-se pela companhia, pela persistência, pelo facto de o público saber que estamos lá e nos acompanhar”. Mas fez questão de enaltecer: “Estou só a substituir a Maria num programa que é deles. Estou completamente feliz. A televisão são as suas circunstâncias e esta é a circunstância atual”.
“Não quero continuar nas manhãs”
Por fim, nas “Cristina Talks” a 13 de Janeiro de 2024 insistiu: “Toda a gente dizia: ‘Tu és boa é nas manhãs’, ‘vai para as manhãs’, ‘é nas manhãs que as pessoas te amam’. Respondia sempre: ‘Não volto’. Porque não fazia sentido. O caminho que estava a construir e a visualizar não era aquele. Tinha feito o melhor nas manhãs e sabia que não iria fazer melhor do que aquilo, e não há nada que me deixe mais desassossegada do que não estar a fazer melhor. Não queria voltar”. E ainda reiterou: “Sou muito feliz nas manhãs, mas eu não quero continuar nas manhãs”.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!