Agora que já reencontrou a mãe, Joana volta a viver momentos de grande tensão. É que, mais uma vez, vai desiludir-se a nível de amores. E o culpado é… Manuel. Sem que nada o fizesse prever, o vaqueiro vai ter uma conversa franca com Teresa sobre o passado que viveram e acabam por se beijar. A dona da Baleia à Vista acaba por contar tudo a Joana, que decide confrontar o namorado. Assim, em “Senhora do Mar”: Manuel pede perdão a Joana por a ter traído.
“Esqueceste-te de me contar que beijaste a Teresa”
Quando chega a casa, este pergunta-lhe onde estava, uma vez que não lhe atendeu o telemóvel. “Precisava de pensar um bocadinho, antes de voltar a estar contigo…”, responde ela, apanhando-o de surpresa. Em seguida, continua a explicar-se: “Eu sei que esta situação é complicada… Tu estavas sozinho e eu vim de uma situação traumática… Acho que ainda estou a pairar um bocado com isto tudo… Mas eu confiei em ti… E preciso de confiar em ti para poder estar calma e ter este bebé com segurança”. O vaqueiro está cada vez mais apreensivo. “Tu sabes que podes confiar em mim! Qual é a dúvida?! O que é que aconteceu?!”, pergunta. Desiludida, ela olha-o e responde: “Esqueceste-te de me contar que beijaste a Teresa…”.
Manuel fica sem palavras e ainda pergunta de onde veio aquela conversa. Mas a veterinária não entra em rodeios: “Eu sei que é verdade. Foi a Teresa que me disse…. Só não sei bem com que intenção é que ela o fez…. Acho que ela me queria provocar… Viu que eu estava grávida e achou o que toda a gente acha… Que o filho é teu… E claramente teve um ataque de ciúmes. Mas para mim… o que é importante é que tu estás comigo, beijaste outra pessoa, e não me contaste”, justifica.
“Não sou o Alex”
Cada vez mais tenso e atrapalhado, Manuel garante que aquele beijo não significou nada. “Significou sim… Nem que seja porque achaste que me devias esconder”, insiste ela, enquanto o namorado garante que apenas não a queria preocupar. E Joana nem o deixa terminar: “Isso era o que o Alex fazia. A culpa era sempre minha… ele fazia a merda e eu era sempre a razão para ele a fazer”, lembra. Sério, o irmão de Artur reitera: “Não sou o Alex… E não tenho nada a esconder-te. Eu e a Teresa beijámo-nos… É verdade. estávamos a falar do passado e de repente estávamos nos braços um do outro. Foi um momento de nostalgia e de carinho… Não foi mais do que isso. Tu tens o teu passado. Eu tenho o meu”.
Com lágrimas nos olhos, a veterinária assegura: “Não estou a cobrar-te nada. Mas quero confiar em ti… Tenho de confiar em ti. Mas como é que eu posso confiar e ti se me escondes uma coisa destas?”. Trocam um olhar e Joana segue para o anexo.
Sozinha, a veterinária acaricia a barriga e declara-se ao bebé: “Meu amor, a mãe vai-te amar sempre, Vamos encontrar um ambiente seguro e estável para quando estiveres cá fora… Não precisamos de mais ninguém… Somos só os dois… E talvez a tua avó Judite. Nós tivemos as nossas coisas… Mas agora consigo ver como ela tinha razão em tanta coisa”, murmura.
“Perdoa-me”
Na manhã seguinte, o ambiente está tenso entre os dois. Manuel aproxima-se da amada e pede-lhe desculpa. “Tens toda a razão em ter ficado melindrada comigo… e desconfiada, mas se eu não te contei do beijo, não foi porque te quisesse enganar ou esconder alguma coisa… Não te disse, simplesmente porque não foi importante… e não quis que ficasses stressada à toa. Mas já sei que fiz mal. Foi pior teres sabido pela Teresa… Mas sim, eu trai-te. Perdoa-me”, suplica. Magoada, a filha de Judite encara-o: “Custa-me muito pensar que depois de tudo o que aconteceu entre nós, depois de tudo o que me disseste… Que a beijaste!”.
O tio de Pedro está cada vez mais incomodado com a conversa: “Foi uma coisa do momento… não se volta a repetir. Eu não quero beijar mais ninguém, só te quero beijar a ti”, insiste, enquanto lhe faz uma festa no cabelo. Mas ela afasta-se dele e ainda comenta que é difícil acreditar nisso. “Pois… compreendo. Mas já te contei o que aconteceu, já te expliquei o contexto… já pedi desculpa… Agora vou esperar que aceites as minhas desculpas… ou não. A decisão é tua. Vou trabalhar”, finaliza ele, saindo dali.
Veja as imagens das cenas em que Manuel pede perdão a Joana por a ter traído na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Senhora do Mar” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!