À beira de completar 50 anos, o amigo de Cristina Ferreira é um motivador nato de equipas e andou muito para aqui chegar. Mas afinal quem é João Patrício, o apresentador da TVI que está a bater recordes?
José Eduardo Moniz escolheu-o para apresentar “A Sentença” e apanhou muitos de surpresa. Mas só quem não conhece João Patrício estranhou a passagem do profissional dos bastidores para a frente do pequeno ecrã. Aliás, toda a vida deste profissional que nasceu no pós-25 de Abril de 1974 foi ela própria uma “revolução”. O realizador e diretor executivo de Entretenimento e Ficção leva uma longa carreira na televisão. Mas até aqui, atrás das câmaras.
Passou, por exemplo, ainda no início do século, pela produtora Comunicasson e em programas como “SIC 10 Horas”, onde trabalhou com Fátima Lopes. Prendiam milhares de telespectadores ao ecrã. É desses tempos que vem a amizade com a apresentadora. Se bem que, alegadamente, estará mais distante depois de o profissional acompanhar Cristina Ferreira para a SIC, em 2018. Mas certo é que Patrício era o homem de confiança de Fátima. Primeiramente cameraman. Em seguida, realizador. Mais tarde, por fim… afilhado de batizado. Ou seja, a comunicadora foi sua madrinha na cerimónia religiosa.
Uma relação de grande cumplicidade
À TvMais, uma fonte que bem o conhece não evita a brincadeira e diz que “ele estava, na altura, para a Fátima Lopes como o [operador de câmara] Jorge Frade está hoje para a Cristina”. O profissional, sempre discreto, só não aparecia no perfil de Instagram de Fátima Lopes, como hoje acontece com o namorado de Fanny Rodrigues. E, por falar na “belle portugaise”, consta que ele terá tido uma conversa dura com ela a propósito de “Somos Portugal”. Algo que já tinha acontecido antes com outro rosto do programa dos domingos à tarde na TVI: Santiago Lagoá.
Mas, neste caso, o repórter acabou dispensado. Lagoá contou a Júlia Pinheiro, no final de 2023, que, chamado a uma reunião, pensava que ia ter um novo programa. Mas acabou fora da estação. “Foram três minutos e pouco onde me comunicam que gostam muito de mim, que tenho muito futuro. Mas que, infelizmente, deixo de fazer parte do programa e deixam de ter projetos para mim e que sou livre para procurar aquilo que eu quiser, onde quiser….” Terá sido João Patrício a afastar este profissional.
As estrelas que ele promoveu
Mas, se o realizador e braço direito de Cristina Ferreira na direção de Entretenimento e Ficção dispensa, também promove. Foi ele quem lançou a manequim Ana Sofia Martins para a ribalta. Mas há mais: Isabel Silva, a Belinha, ou Alice Alves passaram de repórteres a apresentadoras. Também Olívia Ortiz e João Montez tiveram o seu “dedo”. Pôs ainda caras conhecidas a substituir Fátima Lopes, como a já citada Ana Sofia, Fernanda Serrano ou Iva Domingues. Em declarações à TvMais, Ana Sofia Martins declara: “Gosto muito do João, é um ótimo profissional e só posso desejar-lhe muita sorte nesta nova aventura”.
“Versátil, veste o papel de maestro da televisão. É o melhor da sua área a realizar. Em tudo o que toca faz brilhar, faz as coisas fluir, andar”, conta ainda quem o conhece. “Ele é uma espécie de ‘cientista louco’ e, com ele, não há impossíveis. É um mobilizador de equipas. Todas as ideias são válidas, quer venham de um administrador ou de uma empregada de limpeza”, acrescenta outra fonte. Quem trabalhou de perto com ele deixa a garantia: “O João entende de audiências, domina os conteúdos. Por isso, sabe exatamente o que resulta em televisão: desde as cores dos grafismos em rodapé às músicas usadas nos programas. O João é o maestro da orquestra televisiva, ele ‘pica’ as câmaras ao sabor da batida das notas musicais, é inspirador e sabe liderar equipas”.
“Cientista louco”
Sobre como nasceu a amizade com Cristina Ferreira pouco se sabe. Mas “o tom de voz confiável e que transmite muita segurança” terá convencido a diretora de Ficção e Entretenimento da TVI. Ou não fosse ele a voz de “Máquina da Verdade”. Cristina terá visto em João Patrício o “cientista louco” que a acompanhou na realização do programa “Cristina ComVida”.
A música sempre esteve presente na cabeça de João Patrício. Aliás, ele já compunha as músicas de fundo das histórias reais de convidados que eram entrevistados em vários programas. O comunicador tem um piano em casa. Mais recentemente, tocou num evento “Cristina Talks”. Defensor da frase “a sorte protege os audazes”, João Patrício terá, agora, a oportunidade de perceber se o ditado se concretiza em “A Sentença”. Está aberta a audiência… E os resultados têm falado por si. Ainda esta terça-feira, 23 de Abril, o programa bateu mais um recorde de audiência.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!