Depois de Teresa, na novela “Sangue Oculto”, Sofia Alves está de volta à SIC. Mas para dar vida a uma mulher completamente diferente, Maria, em “Circo de Feras”. Um projeto que está a dar muita alegria à atriz. Assim, Sofia Alves fala sobre os desafios na nova novela da SIC.
“Esta é uma personagem cheia de princípios humanos, uma mulher de fé, mas cheia de segredos do passado”, diz primeiramente à TeleNovelas.“A minha Maria é uma força da natureza e ainda bem, porque gosto de fazer mulheres fortes. E ela faz lembrar o imaginário das mulheres do escritor Federico García Lorca e estou a adorar”, acrescenta, em seguida. “Ela é uma mulher provinciana, da terra, agarrada a ela e religiosa”, caracteriza ainda.
Nas primeiras imagens, nas quais aparece ao lado das “filhas” e da “sogra”, Sofia Alves surge já na versão transmontana. Ou seja, com casaco comprido e saias largas. “São roupas muito interessantes e estou muito satisfeita com o guarda-roupa, acho que as saias marcam o traço da minha personagem”, adianta.
Ligações familiares a Trás-os-Montes
A intérprete gravou em Montalegre, recebeu a visita da presidente da câmara municipal e tem uma grande tradição familiar na zona. “A personagem é de Trás-os-Montes, mas as curiosidades passam para a vida real. Uma vez que a ascendência do meu marido [o encenador Celso Cleto] é toda de Montalegre. Aliás, o nome da personagem, Maria, é o nome da minha sogra. Conheço muito bem as paisagens de Trás-os-Montes, apesar de, como se sabe, a minha segunda casa ser na área de Viseu.”
Enquanto grava a novela, entre o Norte do País, Lisboa e Sintra, Sofia Alves continua em palco com a peça “Amigos com Benefícios”, ao lado dos atores Diogo Lopes e Filipe Matos e encenação de Celso Cleto. “Ainda recentemente, num fim de semana andámos 1500 quilómetros, mas ao mesmo tempo o trabalho dá-me muita alegria”, assegura a atriz, de 50 anos. “A SIC e a SP Televisão analisaram as possibilidades de fazer teatro e novela ao mesmo tempo. Há alguma complexidade no processo, mas acertaram-se todas as datas para os projetos possíveis. Sinto-me uma mulher muito realizada pessoal e profissionalmente”, garante, por fim, Sofia Alves.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!