Cinco anos depois de a SIC passar para a frente, a TVI voltou a ganhar as audiências. Algo que tem deixado a direção da estação em êxtase. E, em conversa com a TvMais, o diretor-geral falou sobre este momento tão especial. Ou seja José Eduardo Moniz explica como colocou a TVI na liderança das audiências.
“Foi um trabalho de muita paciência, sabendo que as audiências não se mudam de um dia para o outro e confiando no modelo de programação que temos”, diz primeiramente à TvMais. Em seguida, explica a mais-valia do que mudou na grelha da TVI. “O ‘Dois às 10’ com a Cristina [Ferreira] e o Cláudio [Ramos] é muito forte. Logicamente que a presença dela nesse horário fortalece bastante a estação”, defende o responsável. Mas Moniz não concorda que, depois da sua insistência durante meses, a também diretora tenha mudado a sua ideia: “Ela não está rendida às manhãs, mas reconhece o papel importante que tem para o crescimento da TVI e para as capacidades que estão a ser reconhecidas pelo auditório”.
Subida ao almoço
Em seguida o diretor-geral destaca a importância de um outro horário. “Temos uma subida consolidada do jornal da hora de almoço. Está já a ganhar em muitos dias, quando antigamente havia um fosso enorme a separar-nos da nossa concorrência”, continua Moniz. “Ainda introduzimos ‘A Sentença’ na grelha, que faz uma excelente ponte para o resto da tarde”, elogia. Mas há mais formatos a darem motivos para sorrir. “Temos o ‘Goucha’ a funcionar bem, o ‘Big Brother’ está com enorme pujança e o ‘Jornal Nacional’ está, como à hora de almoço, com um crescimento muito acentuado, e também ganha em vários dias”.
Claro que Moniz não esquece também… a ficção. E, por isso, tem uma palavra para a novela líder de audiências. “A ‘Cacau’ é um grande sucesso, a ‘Festa é Festa’ cumpre e eu diria que o conjunto da programação está a responder bem às solicitações que foram propostas”.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!