O desaparecimento misterioso de Manuel veio mudar para sempre a vida de Joana. Sem o amado para a proteger, a veterinária já reencontrou Alex e tem medo de que o bandido lhe tire Júlia do Mar. Tudo isto acontece numa altura em que está cada vez mais próxima de Padre Pinheiro e em que o pároco enfrenta novos rumores na Ilha. É que as beatas andam a especular que ele é o pai de Anabela e Carla. Apesar de tudo, a veterinária começa a olhá-lo com outros olhos. Ou seja, em “Senhora do Mar”: Joana vê Padre Pinheiro a tornar-se pai da sua filha.
Em casa, os dois amigos estão a beber café e conversam sobre o boato de que Pinheiro seria o pai de Chico. “Foi algo inofensivo… As pessoas gostam de acreditar em explicações complicadas para coisas simples… como sabes”, desabafa. “Não havia muitas hipóteses… Ou era o padre o pai ou era um anjo”, comenta Joana, tentando aligeirar o clima. O pároco acaba por soltar uma gargalhada. “A verdade é que não me incomodaram muito os boatos… De certa maneira eu fui a pessoa que permitiu à Flávia realizar o sonho de ser mãe”, elucida primeiramente.
A vontade de ter filhos
“É mais fácil ouvires falar do que um padre fez mal, do que o que fez bem… A conceção sempre foi para mim um dos maiores milagres da vida. Gerar uma nova vida…. Senti-la crescer, dar à luz… São privilégios que só as mulheres podem experimentar… E que me fascinam”, insiste Pinheiro. Mas Joana diz não saber se isso são mesmo privilégios. “Chama-lhe o que quiseres… Mas não é por acaso que as mulheres grávidas são vistas como entidades ligadas a Deus, desde o início da Humanidade…”.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2024/07/240728_2_Senhora-do-Mar-Albano-Jeronimo-Sofia-Ribeiro-Marina-Mota-3.jpg)
E é então que a veterinária lhe pergunta se ele nunca pensou em ter filhos. A resposta não tarda. “Pensei, claro… Mas a Igreja que eu escolhi obriga-me a escolher… entre poder ser um homem de fé e ser um homem do mundo… Quando tive de escolher, não tive dúvidas”, atira. Joana emociona-se e lembra-se do carinho que o padre tem com a sua filha. “Seria um excelente pai…”, atira. Padre Pinheiro olha-a, intenso. “Gosto de pensar que sou um pouco isso para a Flávia, para a Carla e para a Anabela… Um mentor… Alguém a quem elas podem recorrer quando precisam de conselhos…”. “Mas ser pai é um pouco mais do que isso”, adverte a filha de Judite. “Eu sei, Joana… Eu sei… Mas, só para clarificar, não sou pai de nenhum dos três”, reitera ele, trocando um olhar cúmplice com a amiga.
Pronto a afastar-se da Igreja
De volta à igreja, o pároco está a rezar quando aparece Dom Ramiro, o seu superior hierárquico. Os dois cumprimentam-se e o mais velho explica-lhe que recebeu uma queixa contra Pinheiro. “Uma queixa suportada por imagens e relatos que andam a circular na Internet… Em algumas, vê-se claramente o padre Pinheiro com uma jovem…”, explica, deixando o amigo de Joana em pânico. “Isso é um equívoco. A jovem chama-se Beatriz, é filha de um advogado conhecido aqui na ilha, e essas fotografias foram tiradas numa festa na Casa do Povo, onde estavam dezenas de pessoas. Estou há anos nesta paróquia, nunca tive problemas com ninguém…”, responde de imediato.
“Lamento muito, padre Pinheiro. Mas deixe-me que lhe diga que já tinha havido rumores sobre a sua relação com algumas mulheres da ilha. Mas seja como for… Quando eram apenas rumores, podíamos ignorá-los. Mas desta vez, há imagens. Nos tempos que correm, a Igreja está sob uma vigilância severa da sociedade civil. Por isso, havendo fotografias, terá de haver uma investigação. Para afastar qualquer suspeita que possa existir…”, atira Dom Ramiro. Surpreendido, o padre diz que se vai afastar da paróquia até tudo ficar esclarecido. “Não consigo continuar a fazer o meu trabalho, sabendo que paira essa dúvida sobre mim. Estarei disponível para colaborar com qualquer investigação e prestar todos os esclarecimentos que entenderem”, solta, por fim.
Veja as imagens das cenas em que Joana vê Padre Pinheiro a tornar-se pai da sua filha na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Senhora do Mar” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!