Desde a estreia, em janeiro, “Cacau” é líder de audiências, e a trama vai agora abordar uma nova temática, com o destaque a virar-se para Martim, a personagem de Lucas Dutra. Já não falta muito para o rapaz revelar o seu grande segredo: ele tem VIH. “Este é um assunto muito sério e acho que o objetivo principal é chamar à atenção para este lado ‘heterossexual’ do VIH. Para mim, é superimportante, para começarmos a perder este preconceito que se tem, que é uma doença que se associa muito à homossexualidade e não faz sentido. E, acima de tudo, para trazer ainda mais atenção ao assunto”, partilha o ator em exclusivo com a TvMais e o Holofote.pt.
Para se preparar para esta fase da sua personagem, o intérprete fez um trabalho de casa muito especial. “Conversei com duas pessoas que são próximas da família e que têm VIH, mas que já não está ativo, está a ser tratado. Por isso é que também acho importante falarmos disto, para percebermos o lado do tratamento, de que existe um tratamento. Há uma forma de controlarmos a doença”, afiança.
O que esconde Martim em “Cacau”?
Com o avançar da trama da TVI, Martim tem vindo a ganhar protagonismo. O filho de Lalá e Jaime tem feito de tudo para ajudar o melhor amigo. E a verdade é que vai tornar-se cada vez mais impactante na trama. Curiosamente, nos próximos capítulos, os portugueses vão perceber alguns dos seus comportamentos. É que ele tem algo que quer esconder de toda a gente.
Em casa, Martim fica nervoso quando Anita sugere que ele só não teria interesse nela se fosse gay. O rapaz nem sabe o que responder e, acidentalmente, corta-se na mão. A irmã de Cacau tenta ajudá-lo, mas ele afasta-a com violência. A rapariga fica ainda mais surpreendida e intrigada. Em seguida, Martim limpa o balcão com lixívia sob o olhar confuso de Anita. Quando ela tenta tirar o pano da mão dele, o filho de Jaime afasta-a mais uma vez. Fora de si, a irmã de Cacau pergunta-lhe novamente o que ele está a esconder e Martim desaba a chorar, nervoso, deixando-a intrigada.