Tudo parecia estar a correr de feição para Tomás, que teve uma noite de amor com Laura. Mas será que Helena vai deixar que este amor aconteça? Nem pensar. E ela tem na manga um trunfo que, sabe ela, afastará a enfermeira de Tomás para sempre. E chantageia o próprio filho! Para isso, revela-lhe toda a verdade sobre o teste de ADN. Ou seja, em “A Promessa”: Tomás descobre que é o pai do bebé de Verónica.
No quarto, o rapaz prepara-se para vestir o pijama e descansar. Subitamente, a mãe entra por ali adentro. “Boa noite, filho. Já sei que as coisas correram bem na empresa”, diz ela. O jovem não está satisfeito, pois António tratou-o como se fosse um estagiário. “Não te queixes. É para teu bem, Tomás”, realça a vilã, que está feliz porque, finalmente, o filho rebelde parece pensar no futuro. De forma inesperada, Tomás surpreende a mãe ao perguntar-lhe pelo teste de ADN que dá como certo Miguel ser o pai do bebé que Verónica espera. “Queres mostrar à tua enfermeira ou julgas que me enganas?”, responde Helena.
“O pai do bebé és tu”
Mas a mulher de António não se controla e continua a atacar o filho, cheia de raiva por ele insistir em manter uma relação com a irmã de Verónica. “Um homem que pode ter qualquer mulher do mundo, anda a rastejar por uma enfermeira, que não tem onde cair morta, um pãozinho sem sal. Que tristeza”, realça a vilã. Mais furiosa fica quando Tomás a recorda que, tal como a namorada, a mãe também não tinha onde cair morta. Nesse instante, a vilã não se controla e, furiosa, pega no telemóvel. “Se o teu objetivo é que a Laura veja os resultados, mostra-lhe estes”, diz ela enquanto exibe ao filho os resultados verdadeiros da paternidade do bebé que Verónica traz no ventre.
Tomás olha para o ecrã, confuso. “O que é isto?”, questiona ele. “A Verónica não está grávida do Miguel. O pai do filho dela és tu. E agora, Tomás?”, interroga a vilã. O jovem está atordoado com a informação que acaba de receber, mas confronta-a. Quer saber que história é aquela. “O resultado tem uma fiabilidade de 99,9%”, realça a mulher de António. “Como é que… Isso não é verdade. Eu não sou o pai, não posso, nem quero ser!”, balbucia Tomás. “Devias ter pensado nisso antes de te teres deitado com a ordinariazinha de lá de cima”, argumenta a vilã.
“A mãe está a mentir”
O irmão de Camila sente-se confuso. “A mãe está a mentir. Esse teste é falso”, grita Tomás. “Achas que me dava ao trabalho de forçar um casamento com a Verónica, se não tivesse a certeza de que este bebé era teu?”, contrapõe Helena. “Eu não lhe dei nenhuma amostra de ADN”, justifica-se Tomás. Mas nem foi preciso. Ela levou um pente, que roubou do quarto dele e enfiou num saco para depois levar para um laboratório.
Sentado na cama, Tomás continua sem acreditar no que está a acontecer e, perante a possibilidade de a mãe falsificar um teste de ADN para obrigar o primo a casar-se com a empregada, diz: “Não acredito, a mãe não fez isso”.
A dona da mansão continua fazer revelações ao filho e avança para a ameaça e para o principal objetivo da conversa: acabar de uma vez por todas com a relação dele com a enfermeira. Na verdade, Helena não suporta a ideia de qualquer uma das irmãs ser sua nora. “Mas, então, porque é que, simplesmente, não a convenceu a fazer um aborto?”, diz o rapaz. “E ficava com a morte do teu filho, do neto do teu pai, nos meus ombros? Jamais. Se ele descobrisse nunca mais me perdoava”, responde Helena, em seguida.
“Fizeste um filho a uma e agora queres a outra”
“Saltas de problema em problema. Fizeste um filho a uma e agora queres a outra desgraçada… Mas não vais ter. Vais orientar a tua vida de uma vez por todas”, insiste ela, ameaçadora. “Eu não vou desistir da Laura”, reponde ele. Porém, a vilã tem um trunfo: ou o rapaz desiste de namorar com a enfermeira ou ela mostra-lhe o resultado verdadeiro do teste de ADN. E perante isto óbvio que Laura se recusará a manter um relacionamento com o homem que fez um filho à irmã.
Nesse instante, Tomás informa a mãe que se vai embora. “Reencaminhei-te o e-mail com o teste. Vais ter com ela?”, interroga Helena, com um ar ameaçador. “Vou voltar para a Comporta. Não consigo olhar mais para a sua cara”, diz o rapaz e vai-se embora, por fim.
Veja as imagens das cenas em que Tomás descobre que é o pai do bebé de Verónica na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “A Promessa” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!