Já não falta muito para começar a disputa em tribunal entre Alex e Joana pela guarda da filha. E o bandido está disposto a tudo para poder manter contacto com a filha. Tal como a ex, que não o quer perto da menina. Só que o primeiro embate não vai ter o desfecho que ambos esperavam. Assim, em “Senhora do Mar”: Alex denuncia Joana em tribunal e vinga-se dela.
Na sala de audiências, o advogado de Joana anuncia: “Com a conclusão do divórcio é intenção da minha cliente pedir a guarda exclusiva da menor Júlia do Mar Gonçalves. As razões para este pedido justificam-se pelo historial e comportamento violento que o progenitor da criança exibiu com a minha cliente nos primeiros meses de gestação, que levaram a que ela tivesse de abandonar sua casa, a sua profissão e o seu património para salvar a vida”, diz primeiramente. Em seguida, acrescenta: “As ameaças e agressões a que a minha cliente esteve sujeita durante o casamento, e que estão documentadas com uma queixa feita na APAV que levou à abertura de um processo, culminaram com uma ameaça de morte e o disparo de uma arma de fogo contra a minha cliente pelo progenitor, o senhor Alexandre Borges”.
A juiza toma nota, enquanto o bandido se mostra furioso. E o advogado Tavares acaba por rematar: “A minha cliente está disponível para assinar um acordo parental que preveja visitas vigiadas do pai da bebé, pelo menos até à idade de 10 anos”. Só que Alex logo grita que tudo isso é um absurdo. “Não posso ter calma quando ela me está a tratar como um criminoso!”, atira. “Que é o que tu és! Tentaste matar-me!”, acusa Joana.
A vingança de Alex
O defensor de Joana volta a garantir que a sua cliente não exige qualquer pensão de alimentos, para surpresa da juíza. Em seguida, é a vez de o advogado do pai da criança tomar a palavra. E logo vai direto ao assunto, denunciado os crimes que a veterinária cometeu. “O meu cliente garante que nunca teve a intenção de atentar contra a vida da filha… Que tudo não passou de um ardil montado pela mãe, para justificar a sua fuga para a Terceira…. Aqui chegada, depressa manipulou as gentes locais, com histórias de aparições e de milagres, para criar uma rede de proteção… Viveu na clandestinidade, não por medo mas por conveniência, fugindo as suas responsabilidades conjugais, cometendo adultério, não cumpriu as suas obrigações fiscais e cometeu ainda outros crimes… Temos evidências claras de que a progenitora comprou um cartão de cidadão falso e o usou para assinar contratos de trabalho e para as consultas de gravidez… Deu um nome falso quando foi dar à luz a filha e por esse motivo terá deixado expirar o prazo legal para o seu registo…”, solta.
A viúva de Manuel em pânico. “Como compreenderá meritíssima, é com profunda preocupação que o pai da criança encara estes factos… E é por essa razão que pede a sua mediação no sentido de lhe atribuir a ele a guarda exclusiva da criança”, reitera ainda o advogado de Alex.
A decisão da juiza
É então que a juíza olha os dois, com uma expressão preocupada. “Perante as declarações prestadas a este tribunal dou por encerrada a sessão de hoje. O tribunal vai analisar o que foi apresentado por ambos os lados para tomar uma decisão…. Enquanto isso, fica deliberado que o pai da criança terá direito a uma visita de duas horas por semana, sob supervisão”, anuncia. Nenhum deles aceita. “Perante as alegações apresentadas este tribunal tem razões para achar que nenhum dos progenitores tem condições de estabilidade moral e legal para tomar conta da criança…. Sei que há circunstâncias atenuantes e se querem que eu as leve em consideração, terão de obedecer à ordem deste tribunal”, acrescenta a meretísima,.
Em seguida, pergunta a Joana se quer nomear alguém para supervisionar estes encontros. Ela logo sugere o Padre Pinheiro, enquanto Alex nega e pede que seja Paula. Mas Joana insiste e sugere Teresa, ao passo que o bandido escolhe Alberto. Mas acaba por aceitar que seja a mãe de Rafael a intermediária.
Veja as imagens das cenas em que Alex denuncia Joana em tribunal e vinga-se dela na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Senhora do Mar” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!