Depois de falar sobre a experiência em “Secret Story” durante uma entrevista a Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, Afonso aproveitou para esclarecer uma das principais polémicas envolvendo o seu nome. É que o concorrente tinha o número 1143, juntamente com um emoji de uma espada na bio do seu perfil no Instagram, um símbolo utilizado por um grupo considerado neonazi. Agora, Afonso explica o símbolo polémico das redes sociais.
“É o ano de uma data que nós festejámos todos os anos, que é o 5 de outubro, feriado nacional, que foi o dia da independência de Portugal”, justificou, em primeiro lugar. “Quando fui para fora em missão, eu deixei para trás a minha família, os meus amigos”, disse ainda, revelando que o 1143 “foi uma bandeira. Eu fui a representar Portugal, era a bandeira que eu erguia todos os dias, tinha gravada no meu ombro todos os dias.”
Depois, Afonso explicou o motivo de ter usado o símbolo nas suas redes sociais. “Prezo muito o país, o hino, a nossa língua. Porque é o que nos distingue de toda a gente. E eu tenho muito orgulho em ser português”.
Entretanto, 1143 é o nome de um grupo neonazi comandado por Mário Machado, o que fez alguns fãs do programa acharem que Afonso teria tendências para este tipo de ideologia. O ex-concorrente diz que ficou surpreendido com a associação e afirma que a família decidiu retirar o ano da independência da página do Instagram para o proteger. “Também disseram que o meu anel teve associado a coisas dessas. E o meu anel foi um que eu gostei numa ourivesaria em Leiria e comprei”.