Já não falta muito para chegar ao fim a primeira temporada da trama da SIC. E desengane-se para um verdadeiro turbilhão de emoções. É que António descobriu que Miguel está a ser drogado e decidiu raptá-lo e fazê-lo desaparecer. Sem dizer a ninguém onde está o sobrinho, o empresário acaba por decidir visitá-lo na clínica de Olga, em Castelo Branco, onde ele está a ser tratado. Assim, em “A Promessa”: António reencontra Miguel e pede-lhe perdão.
“Quem te fez isto tem que pagar”
A psiquiatra sai da clínica, com o paciente ainda na cadeira de rodas. Mal os vê, o patriarca dos Fontes Morais corre para o sobrinho. “Miguel… Desculpa todo este secretismo, mas era necessário. Como é que ele está, doutora?”, pergunta. Mas o marido de Verónica antecipa-se e responde: “Melhor, tio”. Em seguida, abre os braços e o tio dá-lhe um abraço emotivo.
Instantes depois, António leva o sobrinho até uma zona mais tranquila, com a psiquiatra a ficar para trás a observá-los. “Não imaginas o alívio que sinto por te ver um pouco melhor…”, desabafa, perguntando-lhe se gosta de estar ali e se a médica o trata bem. “Muito bem”, responde o rapaz. É então que o tio aproveita para se justificar. “Tenho de te pedir desculpas. Nunca me passou pela cabeça que pudesses estar a ser sedado com injetáveis. Eu nem imagino há quanto tempo te fazem isto. Sabes dizer-me? Quem é que te deu as drogas?”, insiste.
Mas o primo de Tomás continua sem responder. E António continua a tentar fazer com que ele fale. “Sei que não é fácil, mas é muito importante que me digas. Quem te fez isto tem de pagar”, reitera. Mas Miguel diz que não se lembra. Algo que deixa o empresário desconfiado. “Não te lembras ou estás a proteger alguém?”, questiona. Só que o sobrinho não lhe dá qualquer resposta.
Olga acaba por se aproximar e António comenta o que aconteceu. A psiquiatra ainda tenta perceber o que se passa e acaba por explicar: “Ah… Entendo. O Miguel está longe de ter memória de tudo, há várias peças fora do puzzle para ele, neste momento. Algumas, podem até nunca encaixar… Por isso, é melhor voltarmos para a clínica. O Miguel precisa de descansar e lá podemos falar melhor”. Assim o fazem.
Olga aconselha António
Instantes depois, a sós, a psiquiatra e o empresário conversam. “Há situações em que a raiva pode ser paralisadora. É isso que estamos a trabalhar. Vamos direcioná-la para a ação”, justifica. O pai de Camila prossegue: “Perguntei-lhe quem é que o drogava. Ele só pode ter raiva dessa ou dessas pessoas. Em vez de falar, calou-se”. E Olga acaba por explicar-lhe o que se passa. “Eu duvido que o Miguel nos vá dar essa resposta tão cedo. Não nos podemos esquecer que ele está a ser sedado há muito tempo. Isto afeta a forma comoconhece e manifesta as emoções. Portanto, o mais normal é que quando confrontado com algo que não lhe agrada, o Miguel tenha uma reação atípica”.
António pede-lhe então que ajude o sobrinho. “Faça o que tiver de fazer. Mas não se esqueça, tem de guardar segredo, ninguém sabe que ele está aqui em Castelo Branco. Eu sei que é estranho pedir-lhe para não ter mais clientes…”, diz. “Não é nada estranho. O doutor criou esta clínica do zero para tratar o seu sobrinho. E é isso que que eu pretendo fazer. Focar-me exclusivamente na recuperação do Miguel”, afirma Olga. “Não estou a duvidar de si, mas ao fim de tantas más experiências já tenho dificuldade em acreditar nessas promessas… Se precisar de alguma coisa, o que quer que seja, entre em contacto comigo, doutora. E obrigada pelo que está a fazer”, finaliza António.
Veja as imagens das cenas em que António reencontra Miguel e pede-lhe perdão na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “A Promessa” aqui
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar quefalar!