Depois de uma dura batalha para conseguir gerar uma criança, chegou finalmente o dia de a apresentadora de “Dois às 10”, partilhar com todos os que a admiram e acompanham a sua grande vitória. Foi numa quinta-feira, dia 25 de maio, que no final do programa matinal que deu a boa nova! Maria Botelho Moniz a luta para ter um filho – “A vida deu certo”.
“Nada me deixa mais feliz e comovida do que vos dizer que vou ser mãe”, disse, primeiramente com a voz embargada. No momento em que fez a revelação a gestação já ia quase nas 16 semanas e Maria explicou por que demorou algum tempo a partilhar a grande notícia. “Só estou a contar agora porque tive de fazer todos os exames e mais alguns. Dada a minha idade, era preciso ter a certeza de que estava tudo bem. Graças a Deus, aparentemente está tudo bem. Já passei a barreira das 12 semanas, que era importante”, contou, sublinhando que há muito que aguardava para poder dar esta notícia.
“Cada mês era vivido com algum nervosismo”
“Foi uma coisa muitíssimo planeada, muitíssimo esperada. Cada mês era vivido com algum nervosismo. Fizemos tudo para esta gravidez acontecer, já sabíamos que havia uma hipótese porque estivemos em tratamento.” É o realizar de um sonho antigo e o atingir um patamar num percurso sinuoso. É que não foi nada fácil para Maria engravidar, e, para tal, ela e o noivo, o piloto de moto Pedro Bianchi Prata, com quem está há três anos, tiveram de recorrer, como a própria fez questão de revelar, a tratamentos de fertilidade.
“Já estava a tentar engravidar há mais de um ano”
“Já estava a tentar engravidar há mais de um ano, começámos em 2021. Não acontecia, achámos por bem, dadas as nossas idades, fazer exames. Todos os médicos diziam que estava tudo bem e que era uma questão de tempo”, revela, em primeiro lugar. “A meio de 2022 achámos melhor ir a um especialista de fertilidade ver se se passava alguma coisa. Fomos acompanhados numa clínica do Porto, não detetaram nada“, atira, em seguida.
A médica disse-nos: ‘É uma questão de tempo, mas para vocês o tempo é um bocado apertado, não estou a falar com um casal de 20 anos’. Na altura eu tinha 38 e o Pedro 48 anos”, recordou. Assim sendo, o casal teve de recorrer a uma fertilização in vitro. “Comecei o tratamento em janeiro, o primeiro ciclo, que são duas semanas, sem sucesso. Estava sozinha em Lisboa, o Pedro estava na Arábia Saudita, a competir no Dakar. A minha comunicação com ele era muito parca e rápida… Aí tive medo”, assumiu. Felizmente, o segundo ciclo foi bem-sucedido. “Foi à primeira, colou na primeira transferência”, revelou, feliz. Quando partilhou a notícia nas redes sociais, ao mesmo tempo que o fez na televisão em direto para milhares de pessoas, Maria Botelho Moniz mostrou-se grata ao universo. “A vida deu certo. E em novembro seremos três.”
A polémica dos quilos a mais
Hoje, o nome de Maria Botelho Moniz está debaixo dos holofotes por causa do seu estado de graça. Mas, na verdade, nos últimos tempos a apresentadora tem feito correr muita tinta na imprensa e tem sido alvo de muitos comentadores nos programas televisivos onde se abordam questões relacionadas com a vida dos famosos. Tudo porque, no início de abril, o jornalista Alexandre Pais assinou uma crónica no “Correio da Manhã”, intitulada ‘A imagem é tudo’, e onde teceu algumas críticas ao aspeto físico da apresentadora das manhãs da TVI, assim como ao de Cristina Ferreira. Recorde-se que o cronista se referiu à parceira de Cláudio Ramos como uma “mulher simpática, mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada as suas características”.
“Foi muito difícil também para mim não poder defender a Maria melhor ainda”
A diretora de Ficção e Entretenimento do quarto canal generalista foi a primeira a sair em defesa de Maria e recentemente, à luz dos novos acontecimentos, voltou a falar sobre o assunto. “Foi exatamente quando saiu toda a polémica do peso que a Maria soube que estava grávida. Nós guardámos aqui um segredo que permitiria explicar tudo isso… Mas não tem de haver explicação, cada pessoa tem o seu próprio corpo, o que quer que seja. Mas era essa a explicação”, disse durante uma conversa com Bruna Gomes e Flávio Furtado no podcast “Pod Bru”. E continuou: “Foi muito difícil também para mim não poder defender a Maria melhor ainda”, sublinhou, em seguida. Perante a revelação pública da gravidez de Maria Botelho Moniz, Cristina Ferreira aproveitou para mandar um recado ao autor da tão polémica crónica.
“A todas as pessoas que disseram o que disseram, principalmente quem escreveu tão mal, hoje, se calhar, devia enfiar-se um bocadinho num buraco. Aquilo que fez podia ter sido muito danoso para alguém que, na altura, tinha descoberto uma das coisas mais felizes de sempre, que era que iria ser mãe. E naquela altura ela não pôde celebrar porque lhe fizeram tudo aquilo, há que pensar.”
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Maria Botelho Moniz a luta para ter um filho – “A vida deu certo”.
Leia este e outros artigos na edição da TvMais, disponível em banca e em formato digital.