No dia em que ganhou a Daniel Oliveira, o também realizador abordou a experiência no “tribunal” da TVI e mostra-se satisfeito com os resultados alcançados. João Patrício fala pela primeira vez de “A Sentença”, o programa onde se estreou como apresentador.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2024/05/240528_TVI_A_SENTENCA0092-1-1-810x1080.jpg)
Pela primeira vez, João Patrício aceitou fazer um balanço do mês inaugural do programa “A Sentença”, que a TVI exibe todos os dias a seguir ao almoço. E logo numa semana em que o formato apresentado pelo também realizador ganhou nas audiências a “Alta Definição”. O programa do quarto canal reuniu 437 mil telespectadores, enquanto que o da estação de Paço de Arcos ficou pelos 356 mil. Este é dos piores resultados de sempre do título do diretor-geral da Impresa. Todavia, João Patrício tem, diariamente, a companhia do “juiz” Hélder Fráguas.
“Tem sido muito interessante, sobretudo porque tem sido uma aprendizagem”
O apresentador conduz o formato com casos jurídicos discutidos na presença de uma plateia. “Esta experiência enquanto apresentador tem sido muito interessante, sobretudo porque tem sido uma aprendizagem constante”, diz, primeiramente, João Patrício à revista TvMais. “Eu próprio, nesse campo, confesso que estou um pouco admirado, não esperava esta aprendizagem a cada programa”, acrescenta o realizador e, também, braço direito de Cristina Ferreira no entretenimento da TVI. “É muito interessante perceber que, através dos nossos jurados, que são representativos da sociedade que temos, há opiniões distintas“, diz, em seguida.
“Acho que tem sido muito interessante perceber que esse fenómeno”
Quando termina cada programa, os cidadãos presentes naquele simulacro jurídico saem de lá a discutir o caso que acabámos de ouvir.” Para o apresentador, é, sobretudo, o telespectador que fica a ganhar: “Acho que tem sido muito interessante perceber que esse fenómeno também passa um bocadinho para casa das pessoas. Acreditamos que o sucesso também tem muito a ver com pormos as famílias a assistir ao formato e, nos seus lares, acharem que quem tem razão é A ou B. Pensamos que temos conseguido fazer essa proposta a quem está lá em casa”, diz, em primeiro lugar. Uma palavra final para os bons resultados conseguidos por Cláudio Ramos na apresentação de “Big Brother”.
“Já conheço o Cláudio há quase 30 anos, desde o seu início. Não me surpreende nada o que tem feito, é um percurso muito justo. Ele é um extraordinário profissional e, para nós, é um motivo de grande orgulho assistir a este crescimento que é legítimo e, sobretudo, muito justo.”
Os seus amores privados
Muito reservado no que diz respeito à sua vida privada, João Patrício tem na família o seu porto de abrigo. Vanda Gião, a mulher, e os quatro filhos – Nuno, Violeta, Vitória e Vasco – são os grandes amores do apresentador e realizador.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2024/05/240527_Capa_TvMais_1637-732x1080.jpg)
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens. João Patrício fala pela primeira vez de “A Sentença”, o programa onde se estreou como apresentador.