
Jornalista diz que recebeu ameaça de José Gomes Ferreira. Depois de escrever um artigo de opinião polémico, Bárbara Reis, do jornal “Público”, afirma que o jornalista da SIC pediu uma retratação. Além disso, ameaçou processá-la.
Primeiramente, Bárbara Reis publicou o artigo “O erro de José Gomes Ferreira, colossal e em directo” na sua newsletter “Livre de Estilo”, no site do Público. No texto, Bárbara destacava um erro que o jornalista da SIC cometeu em direto durante a cobertura da demissão de António Costa.
Ou seja, José Gomes Ferreira leu um tweet falso em direto, acreditando ser do então primeiro ministro. “Uma hora e meia antes de Costa anunciar a demissão, o jornalista José Gomes Ferreira anunciou, na SIC, a demissão. Não foi um furo jornalístico, um scoop, um exclusivo, uma cacha. Foi um erro colossal”, escreveu Bárbara Reis. Então a jornalista criticou: “Se o erro tivesse sido feito por um jornalista nativo digital, um jovem nascido nos anos 1990, diríamos: dantes é que o jornalismo era bom, os jovens são pouco rigorosos, o jornalismo está pela hora da morte, vão dar cabo disto tudo. Mas é o oposto. Gomes Ferreira é jornalista há 30 anos.”
Ameaças?
Agora, tornam-se públicas as mensagens que o jornalista da SIC supostamente enviou ao jornal “Público”. Ou seja, a jornalista diz que recebeu uma ‘ameaça’. “O primeiro protesto que nos enviou dizia: ‘Admito tudo. Opiniões adversas, críticas, o que seja. Menos as mentiras. Ou esta senhora Bárbara se retrata e pede imediatamente desculpa pelo erro de não ter visto que eu pedi desculpa aos espectadores e aos colegas de profissão ou ela e o PÚBLICO levam com um processo. Os meus cumprimentos.’ Logo depois, Bárbara Reis destaca: “Fiquei espantada. Gomes Ferreira tinha pedido desculpa?”
Além disso, Bárbara afirma: “O jornalista deu um ultimato até à meia-noite de quinta-feira com duas hipoteses: ou nós “retirávamos” o meu artigo ou eu “retractava-me””. Por fim, a jornalista optou por não fazer nenhum dos dois. Sendo assim, pelas 00h48, diz que recebeu a seguinte mensagem de José Gomes Ferreira: “Prepara-te”.