
A Web Summit voltou a ser palco de polémica. É que na manhã da última quarta-feira, dia 15, um suposto executivo da Adidas anunciou o lançamento de uma nova criptomoeada. Sendo assim, o homem que dizia ser Aristide Feldholt, CEO da Adicoin, trouxe ao palco uma atração especial. É quando um impostor faz-se passar por Marshmello.
Em primeiro lugar, a palestra não passou de uma farsa. Na verdade, os dois homens que subiram ao palco do evento de tecnologia são Andy Bichlbaum e Mike Bonanno, ativistas do grupo The Yes Man. Os dois partilharam detalhes no site do grupo, e afirmaram que conseguiram enganar a organização e a plateia.
Isso porque durante a palestra, Andy Bichlbaum falou sobre “as origens nazi da marca”. Da mesma forma, citou o “trabalho forçado durante a Segunda Guerra Mundial”. Além disso, o palestrante falou em “problemas de trabalho infantil e abusos no ambiente de trabalho”. Logo depois, Mike Bonnano subiu ao palco com a máscara do Dj norte-americano. Entretanto, “a plateia simplesmente aplaudiu e pediu autógrafos”.
Na sequência, os dois estiveram numa coletiva de imprensa, onde voltaram a falar sobre as péssimas condições de trabalho. Contudo, de acordo com Bilchbaum, “os jornalistas de tecnologia não estavam a prestar atenção”. Sendo assim, o objetivo do grupo é alertar para os trabalhadores mal pagos em países como o Camboja e a Indonesia.
Impostor faz-se passar por Dj
Na última quinta-feira, 16 de novembro, o verdadeiro Dj ficou a saber do caso. Sendo assim, usou a rede social X para afirmar que, afinal, não esteve em Lisboa. “Quem quer que a Web Summit convidou para se apresentar e dar entrevistas não era eu. Sinto muito por quem foi enganado pelo impostor”. Além disso, o Dj afirma que a sua equipa jurídica já está a tomar providências.
Por outro lado, o grupo de ativistas respondeu a publicaçãodo Dj. “Desculpe-nos pela confusão”, escreveu, em primeiro lugar. Em seguida, o grupo destaca que a ação foi pelos “milhares de trabalhadores do setor têxtil que esperam por indenizações e pagamentos atrasados”. Além disso, destacou que o problema acontece na “empresa que fabrica as roupas que vestes”.
Entretanto, a organização do evento retirou o perfil do Dj do programa no site e das redes sociais oficiais. Além disso, a palestra dos impostores já não está mais na agenda, mesmo depois de acontecer. Da mesma forma as fotografias da apresentação e da conferência de imprensa não estão mais disponíveis.