
Nos últimos dias Daniela Ventura está no centro de uma polémica depois de uma denúncia de Wilson Teixeira de que a concorrente entrou no “Big Brother” com uma identidade falsa. O ex-concorrente de “Casa dos Segredos” partilhou nas redes sociais as imagens de um perfil antigo em que a jovem identifica-se como Nereidy Fischer. Depois das alegações, a família de Daniela reagiu, através de um comunicado, mas depois acabou por apagar a publicação no perfil oficial da concorrente.
“Depois dos últimos acontecimentos e falsas alegações levantadas sobre a vida e identidade da Daniela, somos obrigados a lamentar as falsas publicações emitidas nas redes sociais”, dizia o texto. Além disso, os familiares de Daniela Ventura negam que a concorrente tenha uma identidade falsa. “Pedimos encarecidamente que acabem com estas falsas alegações sobre a vida e identidade da Daniela, cá fora há vida, família e amigos. Não queremos deixar de agradecer todo o apoio que também temos recebido. Continuamos de consciência tranquila e a apoiar a nossa Dany”.
Juntamente com o comunicado, a família partilhou uma imagem do cartão do cidadão da jovem. Entretanto, a publicação já não está disponível nas redes sociais. Por outro lado, Wilson Teixeira voltou a acusar a concorrente. “Primeiro, não vejo porquê ou por alma de quem é que haveria interesse de criar um perfil de uma miúda de 16 anos e, segundo, há muitas coisas que estão nos perfis, e não estou a falar só das fotos, que só podem ter sido escritas, ditas e feitas pela concorrente, porque se não vejam estes textos aqui. A partilha que ela fez, em 2018, neste texto, que me parece que está aqui até a utilizar um heterónimo, mas onde claramente há semelhanças com a história que ela contou na “Curva da Vida””.
“Ela foi com as raparigas à igreja, gostou e diz que se sente bem assim”
A página foi criada em 2019 e traz fotografias da concorrente e partilhas em inglês e português. No perfil, a jovem apresenta-se como “Janeth Soares, AKA Nereidy Fischer é uma modelo, atriz, youtuber e escritora ANGOLANA…” As publicações terminam em 2020. De recordar que Daniela converteu-se ao islamismo em 2022.
Aos 18 anos a jovem foi estudar para Londres. Manteve uma relação amorosa que não terminou da melhor forma. “Ela adorava-o, mas acabaram e ele arranjou logo outra. Depois, ficou a saber que durante a relação ele falava com outras raparigas nas redes sociais. Isso custou muito à Daniela. Foi a partir daí também que ela se converteu”, explica a avó da concorrente, Maria Rita, acrescentando: “Encontrou a paz no islamismo, é o que ela me diz. Foram todas estas coisas que a levaram a procurar outra religião”.
Foi através de amigas, na capital britânica, que Daniela Ventura conheceu esta crença. “Ela foi com as raparigas à igreja, gostou e diz que se sente bem assim. Tenho de respeitar a vontade dela. Na altura, fiquei assustada pelo estigma que muitas vezes existe relacionado a alguém que usa o véu islâmico. Fiquei apreensiva, mas ela falou comigo, explicou-me e eu compreendi”, diz, por fim, sobre a decisão da neta.