Ao que tudo indica a mãe de Filipe VI, a rainha Letízia, a princesa Leonor e a Infanta Sofia decidiram ir às compras durante a tarde, por volta das 16.00 h., numa altura em que estava muito calor nas ruas de maiorca e estavam poucas pessoas nas imediações. E foi quando a Rainha Sofia de Espanha sente-se mal e é amparada por princesa Leonor.
Foi enquanto faziam essas compras que a emérita se terá sentido mal e nem Letizia, nem a infanta Sofia pareceram notar o que se passava, apenas a princesa das Astúrias reparou que a avó não estava bem. A rainha Sofia teve mesmo de parar no meio da rua para levar a mão ao rosto, respirar fundo e limpar o suor com a parte de trás da mão.
La reina Sofía sufre las consecuencias del calor mientras camina junto a sus nietas y la reina doña Letizia por Mallorca
— Jose Moreno (@Josemn1_) August 8, 2024
© NovaMas / Tiktok pic.twitter.com/5Ikwbgk3Nk
Imprensa Espanhola aponta Letízia como responsável pela situação
O site do El Nacional teceu ainda várias críticas ao facto de Sofia, já com 85 anos, ter de sair à rua durante uma hora de calor extremo e culpabilizou Letízia por ser ela a forçar esta saída da família à rua. Também este site de notícias espanhol divulgou que a rainha emérita terá, a certa altura, pedido a Letizia que parassem o passeio pois já não conseguia aguentar o calor ou que, pelo menos, fossem a um bar ou a um centro comercial.
Já o Lecturas, critica também esta saída debaixo do sol escaldante e aponta que foi colocado em risco o bem-estar da rainha Sofia
A mulher de Filipe VI terá sido ríspida com a sogra, dizendo-lhe que aquela atividade estava a ser feita pela vontade da anterior monarca, para mostrarem que são uma família unida. Letízia terá deixado claro à avó das filhas que ela não precisava de ter vindo, palavras que terão deixado a emérita magoada.
Rainha Sofia de Espanha sente-se mal: A entrada numa loja e o tropeção da emérita
A verdade é que as mulheres da família Real Espanhola acabaram por decidir entrar numa loja de nutrição, gerida por uma amiga dos reis de Espanha, com ar condicionado. A rainha Letízia e as filhas entraram primeiro, enquanto que a anterior monarca ficou para trás e tropeçou ao entrar, sem ter ninguém que lhe aparasse a queda se tivesse mesmo caido.
Como le va a la Reina Letizia el postureo… pasan de la Reina Sofía en 5ª… la dejan la última y al entrar por poco se cae.
— Miranda (@Miranda200233) August 6, 2024
Venga que dejen de hacer exhibiciones de lo que no son. @CasaReal pic.twitter.com/5lLEACBvGR
Motivo por detrás da hora escolhida para o passeio da família
Na imprensa espanhola dizia-se que a família real teria decidido fazer este passeio durante esta hora devido ao menor número de pessoas nas ruas, de forma a poderem desfrutar de alguma privacidade. Agora, Pilar Eyre, uma jornalista espanhola, veio afirmar na rede social X (antigo Twitter) que, afinal, o passeio apenas aconteceu durante a altura de maior calor na rua porque a família real teria um avião para apanhar às seis e meia para irem de férias.
Las cosas claras: el posado a las 4 de la tarde del martes no fue para hacer un “favor” a los fotógrafos, como se nos quiere vender ahora, sino porque a las seis y media tenían el avión preparado para irse de vacaciones.
— Pilar Eyre (@pilareyre) August 10, 2024
Já depois das férias em Palma de Maiorca, a rainha Sofia foi vista nos Jogos Olímpicos de Paris, França.