Enquanto escolhem legumes frescos para fazer um gaspacho e fruta da época no mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, Filipa Gomes pergunta: “Disseram-me que podia fritar os jaquinzinhos sem os passar por farinha. O que acha?” Filipa Vacondeus torce o nariz à ideia: “Com farinha sempre ficam mais estaladiços…” Quando estão juntas, o tema de conversa preferido das apresentadoras do programa “À Boleia da Filipa”, do canal 24 Kitchen, é naturalmente a culinária. “Trocamos muitas ideias, o que é ótimo”, afirma a veterana cozinheira. “Ela é uma senhora muito generosa e tem imensa paciência também. Além de que sabe tudo sobre cozinha tradicional portuguesa, que eu adoro”, afirma a jovem apresentadora, que se estreou na TV há pouco mais de um ano, quando começou a apresentar o programa “Prato do Dia”, no mesmo canal por cabo.
Com mais de 50 anos de diferença, as duas cozinheiras percorreram durante dois meses algumas cidades portuguesas a bordo de um “camião-cozinha”, ensinando os espectadores a cozinhar alguns dos pratos mais típicos do nosso país. Quem se cruzou com o food truck do “À Boleia da Filipa” teve até a sorte de provar as iguarias confecionadas pelas duas. “Foi muito engraçado. Tem sido uma experiência enriquecedora trabalhar com jovens neste programa. Quis ensinar à gente mais nova as coisas que sei para não irem comigo para a cova!”, afirma a “senhora dos restinhos”, a quem a colega não poupa elogios. “Era ela quem dava energia a toda a equipa! Estar com a Filipa todos os dias foi uma aprendizagem de vida, de força e de gana,” Vacondeus sorri: “Ela é um apoio fabuloso”.
Antes de trabalharem juntas, as duas já se conheciam da TV. “Haverá algum português que não conheça a Filipa Vacondeus? Eu via-a, e achava que era uma senhora superquerida, que nos ensinava coisas muito engraçadas”, ri-se a jovem publicitária que, graças a um casting que o namorado a convenceu a fazer, trocou os anúncios pelos tachos. Apaixonada pela culinária, Vacondeus também acompanhava o programa da jovem colega: “Quando ela apareceu, foi um choque, porque tem uma figura invulgar. Depois, fiquei fã, pois ela sabe exatamente o que está a fazer, é muito clara nas suas explicações e tudo lhe sai naturalmente. Achava-lhe muita graça!”
A cumplicidade entre as duas é evidente e, isso, acreditam, sente–se no programa. “Penso que sim. Somos uma dupla improvável, e é um formato muito engraçado, que nunca tinha sido feito na televisão portuguesa. Aconselho vivamente!”, afirma, jovial, a mais velha das Filipas.