
A luta de
Anselmo Ralph, 33 anos, contra a doença que sofre desde criança (miastenia grave) obrigou-o a abrandar o ritmo de trabalho e o cantor está afastado dos palcos desde 8 de dezembro, sem data prevista para voltar.
Segundo a
tvmais apurou, em causa está uma delicada operação. Trata-se de uma timectomia destinada a melhorar a miastenia em cerca de 80%, de acordo com os dados estatísticos mundiais. Porém, o artista angolano
“está a estudar várias hipóteses, pois é uma operação muito complicada”, avançou fonte próxima de Anselmo Ralph, sublinhando o objetivo da intervenção:
“Melhorar a sua qualidade de vida”.
Cauteloso, o angolano está a ser acompanhado por especialistas de Espanha e Portugal. Aliás, a
tvmais sabe que os médicos que o acompanham numa unidade hospitalar privada de Lisboa defendem a cirurgia, já os de Madrid estão virados para avançar com uma intervenção a laser, que não obriga a anestesia geral. Desde o seu último
show, o artista está focado na sua saúde e tem contado com o apoio da mulher, Madlice, que o acompanhou até Madrid.
A Miastenia grave é uma doença neuromuscular autoimune, que causa fraqueza e fadiga anormal dos músculos. O tratamento cirúrgico obtém uma melhoria da condição do doente ou cura definitiva da miastenia em 80 a 94% dos casos.
A operação é realizada com anestesia geral, através de um corte no pescoço para retirar a glândula tímica.