Bruno de Carvalho foi expulso de sócio do Sporting. Em comunicado, o clube dos “leões” refere que o processo aberto pela Comissão de Fiscalização que transitou para o atual Conselho Fiscal e Disciplinar decidiu a expulsão do antigo dirifente, entre outros sócios, tais como Alexandre Godinho, antigo presidente e vogal do Conselho Diretivo.

Leia o comunicado do Sporting na íntegra:

“O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal vem comunicar aos sócios ter sido proferida decisão final no âmbito do processo disciplinar número 7/18, em que são arguidos os sócios visados Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho (“Bruno de Carvalho”), Carlos Fernando Barreiros Godinho Vieira (“Carlos Vieira”), Rui Pereira Caeiro (“Rui Caeiro”), José Eduardo da Câmara Correia de Lemos Quintela (“José Quintela”), Luís Filipe Teixeira Gestas (“Luís Gestas”), Luís Miguel Salgueiro Roque (“Luís Roque”) e Alexandre António Gaspar Carvalho Godinho (“Alexandre Godinho”).

Assim, foi deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar aplicar as seguintes sanções:

– O Sócio Visado Bruno de Carvalho foi punido com a sanção de Expulsão;

– O Sócio Visado Alexandre Godinho foi punido com a sanção de Expulsão;

– O Sócio Visado Carlos Vieira foi punido com a sanção de Suspensão por nove meses;

– O Sócio Visado Luís Gestas foi punido com a sanção de Suspensão de seis meses;

– O Sócio Visado Rui Caeiro foi punido com a sanção de Repreensão Registada.

Mais foi deliberado arquivar os autos quanto aos sócios visados:

– Luís Roque;

– José Quintela.

Recorde-se que este processo foi instaurado pela Comissão de Fiscalização, tendo sido notificada a nota de culpa aos sócios visados a 23 de agosto de 2018.

Refira-se que os sócios visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho não contestaram a nota de culpa.

Por o processo visar anteriores membros dos corpos sociais, designadamente, membros do Conselho Diretivo que vieram a ser destituídos pela Assembleia Geral de 23 de Junho de 2018, O Conselho Fiscal e Disciplinar julgou preferível que, nos termos do disposto no artigo 9º, nº3, do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, fosse designado um instrutor externo para o presente processo, o que se fez.

Foram realizadas múltiplas diligências de prova no âmbito do processo, quer por iniciativa do instrutor, quer as requeridas pelos sócios visados que apresentaram contestação à nota de culpa.

Elaborado o relatório final, julgou-se que os sócios visados praticaram múltiplas e gravíssimas infrações disciplinares:

Bruno de Carvalho (12 infrações disciplinares), Alexandre Godinho (10 infrações disciplinares), Carlos Viera (seis infrações disciplinares), Luís Gestas (quatro infrações disciplinares) Rui Caeiro (duas infrações disciplinares).

Aos sócios visados Luís Roque e José Quintela, concluído o processo e as diligências de prova realizadas, não foi imputada a prática de qualquer infração.

O Conselho Fiscal e Disciplinar anexa uma súmula da fundamentação da decisão ao presente comunicado para melhor esclarecimento dos sócios, atenta a extensão do relatório final com 109 páginas.

Refira-se, que o Conselho Fiscal e Disciplinar, na graduação das penas considerou quanto à aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos e até no Regulamento, que os factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada que apenas se coadunam com a aplicação concreta, da sanção mais grave prevista nos diplomas legais.

Estamos, em suma, perante a prática de infrações disciplinares muito graves não só para a imagem e para o património do Clube mas também para o próprio clube enquanto Instituição. Infrações que consubstanciam a prática de atos que visaram subverter a ordem, a orgânica, o funcionamento, a atividade e a subsistência do SCP.

A tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções, com a agravante de ter ocorrido em momento posterior à sua destituição pelos sócios do Sporting Clube de Portugal em Assembleia Geral de 23 de Junho, a ação de obstaculizar a Assembleia e a violação do suspensão preventiva, com a agravante de serem comportamentos adoptados após ordens judiciais, a perturbação grave da Assembleia Geral de 23 de Junho, com reflexos que ainda se repercutiram no futuro, as publicações nas redes sociais, feitas não só com o intuito de perturbar o funcionamento da Assembleia Geral e, assim, o exercício dos legítimos direitos dos sócios de livremente poderem deliberar e votar, mas também com de ofender de forma gravemente ofensiva outros sócios e membros legítimos dos órgãos sociais (aqui em exclusivo quanto ao sócio visado Bruno de Carvalho), e ainda a utilização do Clube como seu domicílio profissional (aqui em exclusivo para o sócio visado Alexandre Godinho), são comportamentos de tamanha gravidade que revelam um total desrespeito pelo Clube, pelos seus Estatutos e pelos seus sócios. Infrações essas que consubstanciam uma quebra da relação de confiança irremediável, absoluta e inultrapassável, entre os visados e o Clube.

Considerou, assim, o Conselho Fiscal e Disciplinar só poder ser aplicada aos Sócios Visados Bruno de Carvalho (tendo praticado 12 infrações disciplinares) e Alexandre Godinho (tendo praticado 10 infrações disciplinares) a pena mais grave prevista nos estatutos, ou seja, a pena de expulsão.

Quanto às penas de suspensão a aplicar aos Sócios Visados Carlos Vieira e Luís Gestas, considerou-se que a responsabilidade de ambos é diferente. A sua participação nos factos é diversa assim como as consequências dos mesmos. Acresce, desde logo, ser imputada a cada um, respectivamente, a prática de 6 e 4 infracções disciplinares.

Assim, em relação ao Sócio Visado Carlos Vieira, não se demonstrando ser adequado, proporcional e necessário aplicar a sanção no seu limite máximo, ou seja, em um ano. Atento tudo o que se expôs quanto ao comportamento sancionado ao Sócio Visado Carlos Vieira, e sublinhando o facto de estar em causa sancionar a prática de 6 infracções disciplinares, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão tendo como medida concreta da mesma os 9 meses.

Já em relação ao Sócio Visado Luís Gestas, para além do facto de estar em causa um número menor de infracções, mas ainda assim de 4 infracções disciplinares, e relevando devidamente não ter sido a sua participação nos factos tão intensa e de não terem resultado dos mesmos iguais consequências que as que pressupuseram a actuação do Sócio Visado Carlos Vieira, considerou-se adequada, proporcional e necessária a aplicação da sanção de suspensão de 6 meses.

Quanto ao sócio Rui Caeiro considerou-se, atento o menor número de infrações praticadas (duas) e um menor grau de participação nos factos, julgou-se ser suficiente a aplicação de uma pena de repreensão registada.

Quantos aos sócios Luís Roque e José Quintela não foram provados factos que permitam efetuar qualquer imputação de infrações aos mesmos, pelo que foram os autos, quantos aos mesmos, arquivados.

Os sócios visados foram notificados da decisão final, tendo sido comunicado que das decisões de expulsão e de suspensão cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito suspensivo e devolutivo respetivamente.

Foi, por último, deliberado pelo Conselho Fiscal e Disciplinar dar conhecimento da Deliberação tomada e sua fundamentação aos sócios.

Lisboa 1 de março de 2019

O CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Joaquim Baltazar Pinto | Presidente

João Frederico de Freitas Teives Henriques | Vice-Presidente

Frutuoso Pires Mateus | Vogal

José Pedro Albuquerque de Fezas Vital | Vogal

Bernardo Belo Catarino Foios Simões | Vogal

Pedro do Ó Barradas de Oliveira Ramos | Vogal

Pedro Jorge Cabral da Silva Nunes | Vogal”

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Tesla pode estrear condução 100% autónoma na Europa e China já em 2025

Tesla pode estrear condução 100% autónoma na Europa e China já em 2025

Àgua, um bem essencial à Vida, à Democracia e à Paz

Àgua, um bem essencial à Vida, à Democracia e à Paz

12 ténis de estilo retro para aderir à tendência e usar sem parar

12 ténis de estilo retro para aderir à tendência e usar sem parar

As 80 capas de revista mais famosas e polémicas de sempre

As 80 capas de revista mais famosas e polémicas de sempre

Porque a utilização do fio dental não é um pormenor na saúde oral

Porque a utilização do fio dental não é um pormenor na saúde oral

Exército australiano está a testar robôs de vigilância não tripulados

Exército australiano está a testar robôs de vigilância não tripulados

As aves urbanas podem ser portadoras de bactérias resistentes a antibióticos, sugere novo estudo

As aves urbanas podem ser portadoras de bactérias resistentes a antibióticos, sugere novo estudo

Força Aérea dos EUA vai ter mísseis hipersónicos que 'transpiram'

Força Aérea dos EUA vai ter mísseis hipersónicos que 'transpiram'

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

A casa de cultura e diálogo da Companhia de Jesus

A casa de cultura e diálogo da Companhia de Jesus

"A Pedra Sonha Dar Flor": A nova longa de Rodrigo Areias é um olhar sobre a existência

Estudo estima aumento salarial de mais de 4% para 2025

Estudo estima aumento salarial de mais de 4% para 2025

Futebolista Jéssica Silva internada de urgência para remover tumor

Futebolista Jéssica Silva internada de urgência para remover tumor

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Famel está de volta com uma mota 100% elétrica

Famel está de volta com uma mota 100% elétrica

Salvador Sobral deixa Portugal: “Vamos ser felizes em Barcelona”

Salvador Sobral deixa Portugal: “Vamos ser felizes em Barcelona”

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

O Turismo como força regeneradora

O Turismo como força regeneradora

Máxima recupera impactante vestido de renda

Máxima recupera impactante vestido de renda

Os 125 segredos que já passaram pela “Casa dos Segredos” em Portugal

Os 125 segredos que já passaram pela “Casa dos Segredos” em Portugal

Jorge Reis-Sá - 25 anos de uma poesiaentre o quotidiano e a narrativa

Jorge Reis-Sá - 25 anos de uma poesiaentre o quotidiano e a narrativa

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta: Bem-vindos à nova exposição de longa duração

Museu de Lisboa – Palácio Pimenta: Bem-vindos à nova exposição de longa duração

O álbum de fotografias da lua de mel de Carolina e João do “Big Brother” nas Maldivas

O álbum de fotografias da lua de mel de Carolina e João do “Big Brother” nas Maldivas

Memória de elefante

Memória de elefante

O triunfo do estilo gótico em Veneza

O triunfo do estilo gótico em Veneza

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Projeto de reabilitação: alma renovada na Baixa Pombalina

Projeto de reabilitação: alma renovada na Baixa Pombalina

VISÃO Júnior: 20 anos nas bancas com edição especial

VISÃO Júnior: 20 anos nas bancas com edição especial

Rentrée cultural: Os 16 melhores espetáculos que aí vêm

Rentrée cultural: Os 16 melhores espetáculos que aí vêm

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

London Design Festival: celebrar o legado da artista suíça Sophie Tauber-Arp

London Design Festival: celebrar o legado da artista suíça Sophie Tauber-Arp

Catarina Miranda: “Sinto-me melhor agora, depois dos 40, do que me sentia com 20 anos”

Catarina Miranda: “Sinto-me melhor agora, depois dos 40, do que me sentia com 20 anos”

Vinhos: Há um belo nascimento a acontecer na Arrábida

Vinhos: Há um belo nascimento a acontecer na Arrábida

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

O truque simples para reduzir a duração (e os sintomas) das constipações das crianças

O truque simples para reduzir a duração (e os sintomas) das constipações das crianças

Transcendendo a Sustentabilidade: Um caminho regenerativo... lugar a lugar!

Transcendendo a Sustentabilidade: Um caminho regenerativo... lugar a lugar!

VISÃO Júnior de agosto de 2024

VISÃO Júnior de agosto de 2024

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Força Aérea dos EUA vai ter mísseis hipersónicos que 'transpiram'

Força Aérea dos EUA vai ter mísseis hipersónicos que 'transpiram'

Transforme o regresso às aulas com estas 6 tendências de roupa para crianças

Transforme o regresso às aulas com estas 6 tendências de roupa para crianças

Em “Senhora do Mar”: Maria revela a Pedro e Rita que David morreu

Em “Senhora do Mar”: Maria revela a Pedro e Rita que David morreu

Tripulação da Polaris Dawn regressa em segurança à Terra

Tripulação da Polaris Dawn regressa em segurança à Terra

Cabelo: O que se vai usar neste outono?

Cabelo: O que se vai usar neste outono?

PRIO - Exame Informática - Peugeot no Gaia Eco Rally em fotogaleria

PRIO - Exame Informática - Peugeot no Gaia Eco Rally em fotogaleria

Volvo já não vai ser 100% elétrica em 2030

Volvo já não vai ser 100% elétrica em 2030

Revestimentos: DNA Tiles, uma nova marca de azulejos

Revestimentos: DNA Tiles, uma nova marca de azulejos

Queda sazonal: Porque nos cai tanto cabelo nesta altura?

Queda sazonal: Porque nos cai tanto cabelo nesta altura?