Carlos Cruz falou abertamente sobre as produções televisivas numa entrevista sem filtros a Leonor Poeiras, para o podcast da apresentadora, “Levantar Poeira”. Com a experiência como diretor de programas da RTP, Carlos Cruz foi direto sobre os canais de televisão atuais e disse que é mais difícil trabalhar na estação pública porque é preciso equilíbrio: “Como serviço público, tem que ter público, tem que ter espectadores, por outro lado não deve ceder a certas facilidades onde as privadas podem ceder”.
Durante a conversa, Leonor Poeiras e Carlos Cruz falam sobre os ordenados milionários na televisão e o ex-apresentador afirmou: “Agora que eu vou levar pancada! Acho que… Anda-se um bocado de cabeça perdida em relação a estes valores”. Carlos Cruz continua: “Na guerra de audiências, justifica-se pagar um X. Acho que se perdeu a noção”, criticou.
É quando Leonor Poeira pergunta sobre Cristina Ferreira: “Nós nunca antes tivemos uma pessoa tão presente em cada uma das áreas da indústria da televisão, pois não?” Carlos Cruz então afirma: “O Goucha e a TVI fizeram a Cristina Ferreira”. O ex-apresentador diz que a diretora de entretenimento e ficção da TVI tem muita “ambição”. “Não sei se a ambição dela é por dinheiro ou se é por fama, ou se é pelas duas coisas”. Então, Carlos Cruz lança uma dúvida: “Cristina, tenho aqui um milhão de euros, tenho aqui essas notícias todas a seu respeito de divulgação e tenho aqui um lugar de mando, com poder. Qual deles rejeita?”. É o próprio quem responde: “Acho que ela não rejeitaria nenhum”.
Os comentários sobre Cristina Ferreira continuam: “Gosta de alardear os seus sucessos”, disse Carlos Cruz. “Mandar e liderar tem que se lhe diga”, afirmou. O ex-diretor da RTP ainda criticou o cenário de “Dia de Cristina”: “Acho que ela às vezes não tem noção de certas coisas. Aquela nave espacial que ela construiu para o programa dela… O cenário abafava o programa todo. O espectador era distraído pelo cenário”.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.