Estava praticamente tudo a postos para, em breve, Fátima Lopes, 51 anos, começar a gravar a adaptação do programa italiano “C’è Posta Per Te” (“Você Tem Correio”, em tradução literal), que, de acordo com os que diversas fontes revelaram à TvMais, foi “escolhido e comprado” por Cristina Ferreira, diretora de Entretenimento e Ficção, e Nuno Santos, diretor-geral da TVI, “propositadamente” para a apresentadora, por “reunir um conjunto de fatores, como os afetos, a cumplicidade, a necessidade de ser um entrevistador sénior, que facilmente cria empatia com as pessoas, tudo qualidades que lhe são reconhecidas”.
Mas Fátima Lopes, que renovava, por esta altura, o seu contrato de apresentadora, como explicámos na edição anterior, não chegou a acordo com o canal, para o qual trabalhou mais de uma década, pois exigia uma subida de salário. Fátima queria ganhar mais de 25 mil euros por mês, acrescentando 7500 euros por programa feito ao sábado à noite, num total de 13, garantiram-nos diversas fontes. As partes não chegaram a acordo e aquela que é umas das mais populares comunicadoras do País saiu e deixou, de forma indireta, um rombo de cerca de 100 mil euros para trás. É o que nos garante fonte ligada ao projeto.
Após avaliarem a continuidade do formato pelas mãos de outra apresentadora, com Iva Domingues a ser apontada como uma boa sucessora, o canal de Queluz decidiu seguir um novo rumo e cancelar o programa, do qual detém os direitos para Portugal. “Foi escolhido para ela, sem dúvida. Era feito à sua medida. Com a sua saída, a TVI preferiu cancelar. Era o que fazia sentido”, frisou fonte da estação.
A decisão custou aos cofres do canal privado um valor avultado, pois já estava tudo a ser trabalhado em fase de pré-produção, inclusive com traduções de programas feitas para Fátima Lopes se poder preparar antes de arrancarem as gravações. “Foram gastos quase 100 mil euros”, garante a mesma fonte conhecedora dos trâmites do programa. Resta saber se, mais tarde, a TVI irá recuperar o formato e fazê-lo com outro rosto do canal. Para já, está fora de causa. Enquanto isso, a apresentadora tem-se mostrado animada nas redes sociais, embora não tenhamos conseguido chegar a falar com ela. “Acredito que há sempre alguma coisa no nosso dia que nos faz rir. O mais importante é aproveitar esses momentos e dar uma boa gargalhada. Sempre que nos rimos com gosto, a nossa alma ganha cor”, publicou à data do fecho da revista, mostrando que se encontra bem, apesar do conturbado período profissional pelo qual passa.