
A 20 de julho, a bebé Amélia completa o primeiro ano de vida e já entrou na fase das gracinhas. “É mesmo uma menina especial. Adoro-a e tenho muita sorte. Sou muito feliz com ela. Passa o dia a rir, é tão brincalhona. E, acima de tudo, estou com o chip de querer saborear ao máximo, sem ter essa pressão, essa corrida, esse julgamento de ai, estou a fazer bem ou tudo errado. Estou a desfrutar. E isso é tão bonito!”, desabafa.
A Becas com que se deu a conhecer aos portugueses há 16 anos em “Morangos com Açúcar” já está mesmo lá atrás. Aos 36 anos, Sara Prata é uma atriz com uma carreira feita e, há dez meses, começou a enfrentar aquele que é o maior desafio da sua vida: a maternidade. A pequena Amélia veio trazer uma nova alegria à vida da setubalense. “Sou uma mulher diferente. Mais completa, logo, sou também uma atriz diferente”, sublinha em conversa com a TeleNovelas. A gravar a novela “Para Sempre” desde fevereiro, a atriz admite que tem sido um desafio conciliar a vida de mãe com a sua profissão. “Já tinha saudades de trabalhar e cada vez mais é importante aceitar que é preciso tempo para tudo. Para os bebés, para recuperarmos, para trabalhar. E uma coisa não invalida a outra. Tudo tem o seu tempo e era tempo de voltar”, refere.
Verdadeiramente feliz com a pequena Amélia, não esconde que a filha lhe veio acrescentar muita coisa, apesar de ser da opinião que tem que haver “um período de aceitação em que não voltamos a ser mais eu”. “Às vezes, fala-se pouco sobre isso e é difícil. Há ali uns meses em que percebemos que de facto não vamos voltar mais a ser a mesma pessoa. É uma descoberta de ti. Se virmos pelo lado construtivo, de trazer mais, acrescentar mais, é positivo. E estamos cá para isso. É uma viagem”, diz ela, que gostava de ser “elástica”. “Queria adaptar-me à situação em que estou, vivê-la em absoluto, estar a aproveitar tudo. Claro que também sou diferente, todos os dias estou em situações distintas. Mas não quer dizer que tenha deixado de ser quem sou. Só mudei, acrescentei. Mas é preciso tempo para isso.”
O mais complicado em trabalhar é deixar Amélia em casa. “Ela fica muito divertida e muito feliz e às vezes custa-me deixá-la nas brincadeiras e vir para aqui, mas faz parte. Ela dá conta de tudo, de eu sair, de eu voltar e isso tudo.” Quanto a aumentar a família, ainda não faz parte dos planos. “A Amélia ainda dorme comigo no quarto, não há espaço para mais ninguém”, conta, entre gargalhadas.
Uma família… nada normal
Sara está a gravar a novela “Para Sempre”, na qual dá vida a Beatriz. “É uma aventura ter esta família, até porque o marido é bígamo, o que acaba por levar a uma série de situações muito engraçadas”, conta ela, que tem Paulo Pires como marido e Madalena Aragão e Matias Passos como filhos.