Foi na segunda-feira, dia 22 de novembro, que Judite Sousa regressou em grande ao ecrã, como a pivô que fez a abertura da CNN Portugal. Ela é a estrela maior num canal que junta cerca de 50 novas contratações a muitos jornalistas e técnicos que transitam da TVI e TVI24. Comenta-se, inclusive, nos corredores, que “regressou com um contrato milionário”, o que não é uma surpresa para ninguém na Media Capital, pois quando trocou a estação pública pelo canal de Queluz já tinha ido ganhar bastante mais do que os colegas, exceção feita a José Alberto Carvalho que, na altura, era o pivô mais bem pago de Portugal.
Após vários meses de negociações em que Nuno Santos, diretor da CNN Portugal, teve um papel preponderante e convenceu a jornalista a voltar ao ativo depois de esta ter rescindido amigavelmente com a TVI em novembro de 2019, Judite regressa pela porta grande num contrato envolto em total secretismo. “Apenas duas pessoas, para além da própria, sabem os trâmites do contrato ou o valor do seu salário para que a informação não saia cá fora. Há até cuidado no processamento do ordenado”, revelou fonte ligada à TVI. Este cuidado prende-se até com o facto de haver um mau estar junto dos profissionais da TVI24 que lutam pela subida de carreira e salários, como fez saber a Comissão de Trabalhadores do canal e a TvMais divulgou em edições anteriores. Estes trabalhadores olham para as novas contratações com “um sentimento de injustiça”. Outros existem a quem “lhes foi perguntado se queriam fazer novos contratos, mas não se percebe com que entidade, se TVI ou CNN. É uma confusão!”, garante fonte ligada à questão.
Entusiasmada e feliz
Apesar destes problemas internos, o ritmo dentro da CNN Portugal não pára de crescer. Judite, que mudou de visual, tendo agora o cabelo mais curto e claro, com algumas ondas, tem andado 100% empenhada em testes para que nada falhe. Ser o primeiro rosto a aparecer naquela que é considerada a maior marca de notícias a nível mundial é um grande responsabilidade, mesmo para quem já nada tem a provar no jornalismo, depois de longa e reconhecida carreira. “A Judite está muito entusiasmada e feliz. Tem-se fartado de trabalhar”, revela uma amiga.