O fim de semana chega ao fim com uma nova polémica que está a agitar as redes sociais. Um cronista do “Correio da Manhã” publicou uma crónica sobre a forma física de Maria Botelho Moniz. Nesse texto, referiu-se também à de Cristina Ferreira e esta decidiu reagir. Através de um longo texto no Instagram, a diretora da TVI repudiou as palavras. Assim, Cristina Ferreira mostra-se indignada com críticas à sua forma física.
Na edição deste sábado do jornal “Correio da Manhã”, o jornalista Alexandre Pais abordou na sua habitual crónica “Antena Paranóica” a imagem televisiva de Maria Botelho Moniz. Escreveu que a apresentadora não está “a aproveitar a maior oportunidade profissional da sua vida para tratar da imagem”. E justificou: “Mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada as suas características, Maria devia concentrar nesse problema, de resolução difícil, o que ele exige: disciplina e capacidade de sacrifício, muito sacrifício“.
Mas, ressalvou: “Não estará na melhor estação para isso. Basta ver como nas ‘galas’ de domingo a sua diretora, de mangas a cava, exibe – e ergue em vez de proteger – os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio. Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência”. E foi muito por causa destas palavras que Cristina Ferreira decidiu reagir.
Através da sua página no Instagram considerou o texto “execrável” e aproveitou para atacar o jornalista que o escreveu. “Alguém que decidiu tecer considerações sobre o corpo de duas mulheres de forma abjeta e reprovável. Alguém que decide utilizar o espaço que tem, humilhando duas apresentadoras de televisão pela sua condição física comparando-as até a outras duas. Isto é inqualificável e merece, para mim, atenção judicial“, acusou primeiramente.
“Não interfere com a minha confiança”
Fazendo-se valer da sua formação profissional, escreveu em seguida: “É contra todas as regras do jornalismo e da empatia. A ditadura da imagem imposta ao longo de muitos anos já provocou danos suficientes em algumas mulheres para que continue a existir”. Apesar de tudo, garantiu: “Felizmente não interfere com a minha confiança. Mas não podendo garantir que todas as mulheres lidem com este tipo de ataques da mesma forma, repudio o texto e espero, no mínimo, que o dito jornalista se retrate, tal como a publicação onde escreve“.
Por fim, jogou ao ataque: “Tal como o curso de ciências da comunicação que me permitiu saber, sempre, as regras pelas quais se deve pautar um jornalista. E felizmente que não fui brindada pela flacidez mental que, essa sim, nenhum ginásio consegue alterar“. Assim, CRistina Ferreira mostra-se indignada com as críticas à sua forma física.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!