
Rosinha: “Não sei nadar!” – Verão a trabalhar e sem praia. É uma das cantoras populares mais acarinhadas pelo público e um presença obrigatória em muitas festas populares, arraiais e romarias de norte a sul do País. Todo o ano tem espetáculos agendados, mas são ainda mais na época quente do ano.
“O meu verão começa em abril e termina em outubro. Nem quero ver a agenda, sei que todos os dias tem uma localidade diferente, o nome de um santo diferente. Tenho espetáculos todos os dias. Penso que tenho dois ou três dias de folga por mês. Em agosto nem isso”, conta Rosa Maria (Rosinha), de 52 anos. E, dessa forma, acrescenta! “Só trabalho e durmo, mais nada. Fazemos muitos quilómetros de carro. Chegamos a fazer Algarve-Minho dias seguidos”.
A época do frango assado e das mistas grelhadas
Aproveitar a época balnear e as praias não é assim possível devido ao excesso de compromissos de norte a sul. Contudo, isso não a preocupa: “Nunca vou à praia, não sei nadar. Não sou adepta de água, a não ser no banho. Prefiro o campo, a serra e o mato. Vivo em Pegões”.
Dessa forma, a intérprete de “Tenho Um Andar Novo” ou “Eu Levo no Pacote” confessa que nem sempre é fácil manter uma alimentação regrada nas inúmeras digressões que faz. “Tento alimentar-me o melhor possível, mas nem sempre consigo. Ou seja! Entre nós, temos o hábito de dizer que chegámos à época do frango assado e das mistas grelhadas. Gorduras evito.” Por fim, e no que diz respeito aos tempos livres? Só mesmo no inverno! “É nessa altura que tento descansar ao máximo e faço terapia da fala. Exercício faço quando dou umas caminhadas com os meus animais.”
Recorde-se que Rosa Maria iniciou a sua carreira na música há 34 anos. Mas foi há 17 anos que assumiu o nome artístico de Rosinha e, desde então, faz enorme sucesso no continente, ilhas e estrangeiro. “Sinto um grande carinho das pessoas”, confessa a cantora e acordeonista, pronta entrar no carro e seguir em direção a outra localidade para mais uma atuação ao vivo.
“O meu verão começa em abril e termina em outubro. Nem quero ver a agenda, sei que todos os dias tem uma localidade diferente, o nome de um santo diferente. Tenho espetáculos todos os dias“
(Rosinha)