João Jesus sobre a série “Praxx”: “Foi horrível representar aquela personagem, abusei mesmo”. A série (que estreou a 9 de setembro na plataforma de streaming da SIC, a OPTO) foi um dos grandes desafios na carreira do ator e valeu-lhe uma nomeação para Melhor Ator de Ficção na última gala dos Globos de Ouro da SIC.
“Foi um desafio incrível. O processo foi com a Ana Padrão a dar-nos uma espécie de workshop. Tivemos um mês a ensaiar e a irmos a algumas universidades para perceber como é que funcionam as praxes. E entrámos mesmo dentro daquele universo”, contou João Jesus ao Holofote. Assista ao vídeo (em cima).
Veja (em seguida) a galeria de fotos com algumas das cenas de João Jesus na série “Praxx”:
“Foi um desafio incrível“
(João Jesus)
Sentiu “nojo” do que fez na série “O Clube”
João Jesus esclareceu ainda ao Holofote a polémica com a personagem que sentiu “nojo” na série “O Clube”. Ou seja! O ator é um dos rostos da quarta temporada da série, também já disponível na plataforma de streaming da SIC, a OPTO. Contudo, este foi um projeto que não foi fácil e que fez o artista dar algumas declarações que causaram polémica na imprensa.
Na ação, a sua personagem teve de ser bastante agressiva com mulheres, nomeadamente com as personagens interpretadas pelas atrizes Sofia Arruda e Soraia Tavares. João Jesus chegou mesmo a assumir que foi “horrível mesmo” gravar essas cenas. E ainda: “Senti nojo do que estava a fazer“.
“Foi a primeira vez que comecei a julgar a personagem. Aquilo era tão agressivo que eu disse: ‘Eu não acredito que estou a fazer isto’. E então comecei a ver-me de fora. E quando interpretamos uma personagem não é bom estarmos a ver de fora e a julgar. Estamos a fazer fição e a representar aquele papel”, esclareceu dessa forma o artista, de 33 anos, ao Holofote. E afirmou por fim: “Em ‘O Clube’ custou-me. Mas foi so um take, depois vamos para a frente”.