Cerca de 15 anos depois de enfrentar um cancro, Fernanda Serrano deixa alerta a outras mulheres. A atriz costuma defender a realização de exames de rotina para a prevenção. Sendo assim, usou as redes sociais para partilhar a mensagem: “O rastreio pode fazer a diferença em muitas mulheres”
Em primeiro lugar, Fernanda Serrano deixa alerta: “Rastreio é sinónimo de prevenção. A melhor forma de ganhar segurança e tranquilidade na nossa saúde”. Logo depois, a atriz revelou que encontrou uma unidade móvel de rastreio de cancro da mama. “Hoje cruzei-me com uma destas unidades móveis, aqui em Almada e embora não seja uma mulher elegível para fazer este rastreio, por já ter histórico clínico de cancro da mama, entrei para cumprimentar as técnicas que ali estavam e que muito simpaticamente tiraram estas fotografias.”
Na sequência, a atriz partilhou: “Fiquei a saber que não posso fazer a minha mamografia de rotina ali, e que terei sempre de fazer os meus exames e consultas de rastreio com o meu médico, que sempre me acompanhou. Fica a dica para quem não fez ainda os seus exames de rotina, que consulte o site ligaportuguesacontraocancro.pt e veja onde se encontra a unidade móvel de rastreio no seu concelho. Basta levar o cartão de cidadão e sem marcação, fazer a sua mamografia gratuitamente e assegurar que está tudo bem. Acreditem que o rastreio pode fazer a diferença em muitas mulheres, muitas famílias.”
De recordar que em março de 2008 Fernanda Serrano recebeu o diagnóstico de cancro da mama.