Polémica em “A Máscara”: Joana França reage à desvalorização de César Mourão. O palpite de Aurea sobre quem poderá estar escondido atrás da máscara do carrossel (Joana França foi a aposta da jurada), levou a alguma ironia por parte de César Mourão.
“Quero dar os parabéns à Aurea porque tem palpites muito bons como, por exemplo, Joana França, que ninguém sabe quem é. Quem é a Joana França? Levantem a mão…”, disse o jurado. E continuou: “Não tem a ver com ser má ou ser boa. Se está aí uma Joana França, então está um carpinteiro da minha rua. É esse ponto que quero chegar. Joana França foi um erro descarrilado”.
“Postura de menosprezar, gozar e humilhar”
De relembrar que Joana França é única filha de Noémia Costa e do malogrado ator Licínio França. A artista (que se estreou com apenas 6 anos e conta já com 31 de carreira ligada à televisão, teatro e música) reage assim à falta de consideração do jurado.
“Por respeito e consideração ao público que tanto me tem acarinhado nestes últimos dias e enviado tanto amor, resolvo apenas dizer que enquanto ser humano tento sempre ter uma postura de respeito, empatia e ética com qualquer pessoa, com qualquer Ser Humano, seja de que profissão for. Seja o carpinteiro da minha rua ou um colega de profissão”, refere a artista, de 37 anos, em exclusivo à revista TvMais, acrescentando ainda: “Nem todos sabemos quem todos são, nem temos de saber mas, não me identifico de todo com o adotar de uma postura de menosprezar, gozar e humilhar ninguém em momento ou lugar algum”.
“Não me identifico de todo com o adotar de uma postura de menosprezar, gozar e humilhar“
(Joana França)
Uma atriz com 31 anos de carreira
Quem não gostou de ouvir o humorista foi Noémia Costa, que, sem mencionar o colega do canal, manifestou assim a sua indignação em que relação ao que foi dito sobre a sua única filha: “Jamais irei perder a minha postura com quem já leva uma vida triste e cheio de si. Jamais darei dois minutos de fama seja a quem for, muito menos a comportamentos execráveis de gentinha minúscula cheia de si mesma. A vida encarrega-se de pôr tudo no seu devido lugar. Respeito”, partilhou por fim a veterana artista no seu perfil de Instagram.
Joana França estreou-se com 6 anos na sitcom “Trapos e Companhia”, dirigida por Nicolau Breyner, seguindo-se assim projetos como “Médico de Família” e várias novelas e peças de teatro. Foi aclamada pela crítica como “atriz revelação” no musical “Amália”. Atualmente está ainda cena com o espectáculo “Feliz Aniversário” ao lado de João Baião.
Dessa forma, alguns espectadores do programa dos sábados da SIC não gostaram da “piada” de César Mourão e usaram as redes sociais para mostrar o seu desagrado. “Quero acreditar que o comentário não fosse para diminuir a Joana, mas não devia tê-lo feito”; “péssimo entretenimento quando o mote é rebaixar colegas de profissão” ou ainda “julga-se tão sabido e não conhece a peça que tem esgotado o Teatro Tivoli chamada ‘Feliz Aniversário’?” foram assim algumas das críticas.