Tem 19 anos e sagrou-se campeão do mundo em 50 metros mariposa. Diogo Ribeiro é o menino de Ouro da natação e faz história. Mas veja-o a cantar ‘A Portuguesa’ após ter recebido a medalha
Diogo Ribeiro faz história. De acordo com os especialistas, vencer nos 50 metros mariposa dos mundiais aquáticos, é o maior feito da natação portuguesa, a quem faltava uma grande conquista em campeonatos de nível absoluto.
Aliás, o atleta português foi o único a fazer a prova abaixo dos 23 segundos. Entretanto, está agora no horizonte os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Ainda assim, a vida do novo herói nacional nem sempre foi de vitórias, pois sofreu alguns revés, um dos quais um acidente que o atirou para uma cama de hospital com lesões graves. No entanto, recuperou e ao voltar em força ao desposto, captou a atenção do Benfica.
Portanto, mudou-se para Lisboa. E começou a somar êxitos. Bateu dez recordes nacionais, seis de juniores e quatro absolutos.
Diogo vence em Doha e traz medalha de ouro
Mas há mais. A saber: Em julho do ano passado conquistou a medalha de prata nos 50 metros do campeonato do Mundo de Fukuoka, Japão. E, portanto, deu a primeira medalha a Portugal nesta competição.
Contudo, o empenho de Diogo Ribeiro foi ainda mais longe e trás agora o Ouro para Portugal. A próxima etapa são os Jogos Olímpicos e, certamente, que o jovem atleta vai dar o seu melhor.
Aliás, depois de receber a medalha de ouro, numa entrevista que a Federação Portuguesa de Natação publicou na sua página de Instagram, Diogo assumiu sentir uma forte emoção ao ouvir o hino nacional.
Quanto ao seu feito, tranquilamente admite que “foi uma prova bem conseguida”.
Relativamente à sua preparação, Diogo revelou que este é o resultado de um trabalho que vem a fazer ao longo de três anos.
Portanto, Portugal, além de Cristiano Ronaldo, Nelson Évora de tantos outros nomes do desporto nacional, pode orgulhar-se de ter outro grande atleta a trazer medalhas para o País.