Leonor Poeiras usou o seu Instagram na passada segunda feira, dia 1 de julho, para falar sobre saúde mental. A apresentadora passou por uma altura conturbada durante a pandemia, com depressão, e agora sente-se pronta para contar a sua experiência.
“A coisa boa que me trouxe esta depressão, foi o meu gangue. Ficou sem duvida nenhuma às claras, quem são as minhas três ou quatro pessoas, com quem posso estar sem filtros e que me aceitam como eu sou e como eu estou.”
Quando estava a reviver a sua história, refletiu sobre a desilusão que foi afastar-se de pessoas na sua vida: “Havia muitas pessoas a não conseguiram lidar com isto. Foi complicado perceber que há algumas pessoas que só sabem estar comigo quando eu estou bem. Não é a conversa que vai tirar o teu amigo da depressão, é a tua presença incondicional, quer ele esteja bem ou mal.”
De 2020 a 2022 houve um conjunto de episódios que levaram Leonor ao “fundo do poço”. Foi despedida da TVI, perdeu o pai, e uma das suas melhores amigas, Mariama Barbosa, faleceu vítima de um cancro.
Agora pretende aconselhar quem possa estar a passar por uma fase emocionalmente instável, ou quem tenha amigos a viver o mesmo: “Quando estamos mal queremos mais é estarmos fechados na nossa bolha, protegermo-nos, não nos expormos e viver a nossa dor à nossa maneira. Uma pessoa deprimida está tão introspetiva, tão enfiada nos pensamentos dela, que aquilo que precisa mesmo é de ser distraída. Vai lá a casa e lava a roupa, faz refeições nutritivas para essa pessoa, limpa a casa, vê televisão com ela”.
No final do vídeo, Leonor Poeiras demonstra-se calma e feliz por ter superado uma fase tão difícil, e conclui que: “Uma coisa é certa, passa, tudo passa”.