Lamine Yamal deu que falar neste Campeonato Europeu, principalmente depois de marcar um golaço contra a França nas meias finais. Nascido em 13 de julho de 2007, Lamine Yamal Nasraoui Ebana é o atleta mais jovem a estrear-se na competição europeia de futebol que se disputa na Alemanha. Tornou-se no jogador mais jovem do Euro após se estrear frente à Croácia no dia 15 de junho. Aliás, é o atleta mais novo a jogar e a marcar um golo pela seleção de Espanha. O pai celebrava o seu aniversário e viu o jogo no Estádio Olímpico de Berlim.
As curiosidades sobre a vida de Lamine Yamal, o jogador prodígio que marcou um golaço na meia final contra a França
O nome pode não soar tipicamente espanhol, e há uma razão. Lamine Yamal tem dupla nacionalidade: espanhola e da Guiné Equatorial. Filho de imigrantes, nasceu em Esplugues de Llobregat, uma cidade nos arredores de Barcelona. O pai é marroquino, a mãe da Guiné Equatorial e teve-o aos 17 anos. Os pais estão separados.
Frequenta o último ano do ensino obrigatório e concilia o Europeu de Futebol com a escola. No dia 28 de junho recebeu o resultado dos testes, que realizou à distância. “Acabei de sair do treino e disseram-me que tudo correu bem, passei nos exames”, disse à rádio Onda Cero.
Começou a jogar futebol num pequeno clube, o CF La Torreta, a pouco mais de um quilómetro da casa onde vivia com a mãe. Aos 7 anos, foi descoberto pela equipa catalã e desde então vive na academia de formação do Barça.
A três meses de completar 16 anos de idade tornou-se no futebolista mais jovem a estrear-se pela equipa do Barcelona neste século. Na época de 2023/2024 recebeu mais de 3 milhões e 600 mil euros de ordenados ao serviço da sua equipa. A cláusula de rescisão do contrato com o clube espanhol, que vigora até junho de 2026, é de mil milhões de euros.
Seleção de Espanha arrisca multa de 30 mil euros
O jovem alinhou no jogo de Espanha, frente à Itália, que culminou com a vitória da ‘Roja’, por 1-0, assim é conhecida a seleção espanhola, e agora a equipa do país vizinho pode ser multada até um valor que pode chegar aos 30 mil euros. Isto acontece porque Lamine Yamal tem apenas 16 anos e existe uma alínea que consta na lei alemã, país onde se realiza o Europeu de Futebol de 2024, que estabelece que os atletas com menos de 18 anos não podem trabalhar depois das 23 horas locais. Yamal foi substituído nessa partida ao minuto 71, quando eram cerca das 22.30 h locais. No entanto, é considerado trabalho tudo o que o jogador fizer no estádio após a saída do relvado e do apito final, como dirigir-se para os balneários, tomar banho ou dar uma conferência de imprensa. O jovem deveria ter saído imediatamente do estádio onde se disputou o encontro, o que não aconteceu.