Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira falaram pela primeira vez, frente a frente, sobre a mudança nas manhãs da TVI, numa entrevista para a revista “Cristina” de outubro. Na conversa, as duas desabafaram sobre como lidaram com a alteração repentina, que resultou na saída definitva de Maria do “Dois às 10” e a substituição por Cristina. Num novo vídeo partilhado nas redes sociais da publicação, as duas vão às lágrimas ao falarem sobre o tema.
Na entrevista, a diretora acabou por confidenciar. “Para mim foi muito difícil. Não fui eu que te dei conta da decisão, porque não era capaz de o fazer”, atira primeiramente. Em seguida, insiste: “Tinha-te prometido que só te ia substituir. E isso, para mim, foi muito difícil de fazer”. Emocionada, Cristina Ferreira prosseguiu: “Também tive de cumprir uma decisão que não foi empresarial. Decisão a que tive que dizer que sim, como é óbvio”. Ainda assim, a comunicadora ainda assume que a resposta podia ter diferente. Só que não o fez por um motivo. “Podia ter dito que não. Mas senti que essa não era a resposta que tinha de dar, porque a empresa estava a dizer que queria que eu estivesse naquele lugar”.
Tudo isto provocou uma avalanche de emoções para ambas. “Foi difícil para as duas. Mas acho que temos o nosso caminho. Por algum motivo, voltámos atrás. Não me perguntes qual é o motivo, porque não sei”, confidenciou. A estas revelações da diretora, a entrevistada respondeu sempre “sim”. Mas acabou por acrescentar: “Penso que isto, aos olhos de quem está de fora, pode parecer tudo absurdo. ‘Olha para uma a chorar porque voltou às manhãs, outra a chorar porque saiu das manhãs’. Mas isto consome muito da nossa vida e é uma grande parte de quem somos”.
Fãs criticam postura de Cristina Ferreira
Contudo, depois da partilha do momento, os fãs apressaram-se a reagir. E muitos seguidores criticaram a forma como Cristina Ferreira falou da mudança nas manhãs. “Uma maneira da Cristina limpar a imagem! Triste Devia ter tido esta conversa com a Maria em privado! E afinal manda tanto na TVI e não conseguiu reverter a situação”, escreveu um seguidor. Outras pessoas criticaram o facto de Maria ter sido afastada das manhãs depois da licença maternidade. “A mensagem é clara. A mensagem é que a mulher que escolhe ser mãe perde na carreira. E era tao facil e bom terem contrariado esta realidade… sao sempre escolhas e a tvi fez a pior.”
Entretanto, também houve quem defendesse a sinceridade da conversa. “As pessoas no têm mesmo noção! Acredito na Cristina. ADORO a Maria e sei que o dia dela vai chegar.” Além disso, outra pessoa pontuou: “Duas grandes queridas! Sinceras e muito Amigas”.