O Facebook anunciou nesta sexta-feira, 27 de setembro, que iniciou os testes para ocultar o número de ‘gostos’ nas publicações dos utilizadores na Austrália. A iniciativa tem como objetivo aliviar a pressão e ansiedade existentes em torno do engajamento nos posts.
Assim como já acontece no Instagram, apenas o autor da publicação terá acesso à quantidade de ‘gostos’ que recebeu. “Não queremos que os utilizadores do Facebook se sintam competitivos”, explicou a empresa num comunicado. “É um teste para estudar como as pessoas reagem a este novo formato.”
A nota de imprensa diz ainda que a empresa pretende “aprender com a experiência”, para decidir se a ideia será implementada noutros países. Neste momento, os utilizadores australianos não conseguem ver o número de ‘likes’ de uma publicação, nem a quantidade de vezes que um vídeo foi reproduzido.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Pew Research Center em 2018, 43% dos adolescentes nos Estados Unidos sentem-se pressionados a publicar conteúdo que vai mostrá-los de uma forma positiva e 37% deles sentem a necessidade de partilhar posts que gerarão curtidas e comentários.