“Não há Natal sem arroz doce”, diz Filipa Gomes que ensina a fazer um muito especial. Porquê? Porque é o arroz da D. Ana, a senhora sua mãe. Assista ao vídeo e delicie-se!
Filipa Gomes diz que o melhor arroz doce do mundo é o da D. Ana, a senhora sua mãe e, por isso, sem perder tempo ensina os seus seguidores.
Na sua página de Instagram, a ‘chef’ escreve: “É para lá de supimpa e cremoso, e bom para deixar legado às próximas gerações. Podem dizer que é vosso que ela não se vai importar”.
Assista ao vídeo abaixo e aponte tudo o que é preciso:
Os ingredientes
Ora, recapitulando, para fazer este delicioso arroz doce, receita da D. Ana, convém munir-se de todos os ingredientes. Sendo que a receita de Filipa Gomes é para 8 a 10 pessoas.
Veja os ingredientes necessário e siga a receita:
– 1 chávena de arroz carolino ou arbóreo
– 2 chávenas de água a ferver
– cascas finas de 2 limões
– 2 paus de canela @margão_portugal
– 3 chávenas de leite (
– 1 chávena de açúcar (1 e 1/2 se forem mt gulosos)
– qb de baunilha
– 2 c sopa de manteiga com sal (ou sem sal e juntam pitada de sal à parte)
– 6 ovos
A receita
Assim, após reunir todos os ingredientes, coloque tudo à disposição na bancada da cozinha e… siga a receita que Filipa Gomes partilha.
Primeiro deve Juntar o arroz, a água a a casca e limão e a canela num tacho e levar ao lume. Assim que levantar fervura baixar o lume, tapar e deixar cozinhar até enxugar. Cerca de 10 minutos.
Já com o arroz cozido, acrescentar o leite, o açúcar e a baunilha. Convém Ir mexendo, “com amor e carinho”, em lume médio baixo, durante 20 ou 30 minutos.
Após esse tempo de cozedura, certamente que o arroz estará mais cremoso. Assim, retire-se as cascas de limão e a canela. Não esquecer de desligar o lume.
Pode agora acrescentar-se a manteiga e o sal. Se assim entender, é claro.
Depois, numa taça, bater 3 gemas e 3 ovos inteiros. Acrescentar um pouco do arroz doce à taça, para temperar os ovos e, de seguida, deitar no tacho, aos poucos, mexendo bem sempre que se acrescenta.
Esta delícia deve voltar para o lume baixinho, é claro, para ser mexida durante mais um minuto. Porém, assim que borbulhar deve ser retirada do lume.
Por fim, e esta é a parte melhor: servir numa travessa ou em taças pequenas.
No entanto, convém deixar arrefecer uns 10 minutos antes de decorar com canela moída.
Filipa Gomes garante que este arroz doce é do mais cremoso e saboroso que já se viu.