Pão com queijo e… tomate? É verdade, a receita da apresentadora da SIC leva todos esses ingredientes mas de uma forma que nem vai acreditar. De simples e delicioso que é. Ora assista ao vídeo
Se assistiu ao vídeo já percebeu que Andreia Rodrigues não ensina a fazer pão, mas sim a recheá-lo. Ou melhor a transformar um pão simples numa iguaria deliciosa para experimentar já este fim de semana.
“Pão! Queijo! Pão recheado com queijo? Perfeito!”, começa por escrever a mulher de Daniel Oliveira, antes de dar início à explicação.
Portanto, os ingredientes estrela já sabe quais são. Sendo que se pode optar por apenas um tipo de queijo, ou por várias. Agora prepare-se para seguir o passo a passo.
Assim, de acordo com a ‘chef’ Andreia, primeiro há que fazer uma abertura no centro do pão. Depois retira-se o miolo e fazem-se “pequenos cortes ao longo de todo o pão”.
“Podem rechear com vários queijos ou só um – incluindo os cortes que fizeram no pão, como mostra o vídeo. Devem ser queijos que derretem com facilidade e mozarela é obrigatório. Podem juntar algumas especiarias, como ervas e pimenta. É só ir ao forno, a 180° ( mais ou menos) e quando o pão estiver torradinho e o queijo derretido está no ponto! É só finalizar com cebolinho picado!”, esplica.
Mas então onde é que entra o tomate? Pois, é o remate final para fazer desta receita um sucesso perante a família e convidados.
Pão a molhar no tomate
Explica Andreia que, após o pão estar pronto, há que molhar cada fatia num molho de tomate frito.
E esta será a segunda parte da receita e talvez a mais trabalhosa. Assim, para o molho vai precisar de tomate, claro, azeite, alho, cebola, sal, açúcar de coco ou mascavado, pimenta e vinagre.
O processo é simples: “frita-se o tomate lentamente, em azeite alho e cebola, com uma pitada de sal, quando estiver pronto trituram com a varinha mágica, juntam açúcar de coco ou açúcar mascavado, podem juntar umas uma gotinhas de vinagre e pimenta e está perfeito”.
Andreia Rodrigues aconselha que, para se encontrar o tempero ideal, aquele que mais agrada, o ideal é ir provando. Isto porque há quem prefira sabores mais doces e com determinado grau de acidez.