Em praticamente todos os recantos já se pode ver os carrinhos dos assadores de castanhas, nas ruas. O outono é sinónimo de castanhas e o São Martinho está à porta! Uma iguaria a que poucos resistem e que agora pode confecionar em casa. Assar castanhas perfeitas para o São Martinho? Conheça o truque de Filipa Gomes no vídeo!

Siga este truque que a chef Filipa Gomes partilha, no seu livro, “Álbum de Receitas”. Assar castanhas perfeitas para o São Martinho.
Siga a preparação, passo a passo:
Em primeiro lugar, escolha as castanhas mais firmes. Deixe de lado as mais secas ou com buracos. Na preparação das castanhas dê golpes ligeiros e faça-o de modo que o golpe apanhe a base da castanha. Em seguida, coloque as castanhas golpeadas numa caçarola com sal grosso e água a ferver. Mexa-as e reserve por 20 minutos. Durante esse tempo pré-aqueça o forno a 250ºC.
Por fim, terminado o tempo, escorra a água e espalhe as castanhas num tabuleiro de forno. Volte a deitar sal grosso por cima das castanhas e, em seguida, leve-as a assar durante 20 minutos. Finalmente retire do forno e desfrute desta deliciosa iguaria. Pode acompanhar as castanhas assadas com um licor, de preferência fresco, para contrastar com a temperatura alta das castanhas no momento de servir!
A castanha é um fruto frequentemente utilizado na gastronomia portuguesa. Além de assadas e cozidas com erva-doce, podem ser utilizadas como acompanhamento, em assados no forno ou em sopas. Contudo, reduzidas a farinha, podem também ser utilizada na confeção de tartes ou outros doces. Basta dar asas à imaginação e aproveitar ao máximo.
Veja, por fim, no vídeo como assar castanhas na perfeição, com o truque de Filipa Gomes