
Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos 2200 convidados para a coroação de Carlos III e revelou aos jornalista que “foi visível carinho da família real por Portugal”. O Presidente da República, além de ter sido muito bem recebido ainda recordou ligação entre os dois países
O Presidente português destacou não só a forma como foi recebido pelos soberanos britânicos, como a ligação entre os dois países. Afinal, Portugal e Inglaterra já contam 650 anos de aliança. Uma das mais antiga, senão mesmo “a mais antiga” sublinhou.
Quanto à coroação de Carlos III e Camila, Marcelo Rebelo de Sousa, após ter destacado o carinho da família real, referiu que foi “um momento de alegria”.
Além disso, para o Presidente, o facto de ter comparecido a este evento histórico, também permitiu que fizesse outro tipo de contactos bilaterais. Contou ainda Marcelo que em termos de contactos foi importante, sobretudo, com os países da CPL – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Romper com o protocolo real
O Presidente da República foi um dos representantes internacionais de 203 países, incluindo centenas de chefes de Estado convidados a assistirem à coroação histórica.
Claro que, a par de todos os convidados, o destaque vai sempre para os membros das famílias reais. Assim, destaque para a presença do príncipe Harry. O príncipe de Wessex foi sozinho à cerimónia, ou seja, sem a mulher, Meghan Markle. Como aliás há muito se havia noticiado.
Embora não tenha ficado na primeira fila, Harry ficou na terceira com os primos e restantes parentes e amigos e membros das casas reais.
Além do rei Felipe II de Inglaterra e da rainha Letízia de Espanha, compareceram Guilherme e Máxima da Holanda, os reis da Jordânia, entre muitos outros.
Mas o que é que isto tem de relevante? É que esta coroação foi histórica também porque rompeu com a tradição. Como assim? Bom, é que durante séculos nenhum outro membro da realeza esteve presente na bênção de um monarca britânico. E isto porque, o serviço religioso era entendido como uma troca íntima entre o rei e seu povo na presença de Deus.
