A primeira viagem oficial da princesa Leonor para o exterior já está marcada e será a Portugal. A herdeira do trono espanhol deve visitar o Palácio de Belém a 12 de julho, de acordo com um comunicado da Presidência da República, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa. A visita ainda prevê um programa que inclui atividades com foco na proteção do ambiente e na conservação dos oceanos.
Esta vinda a Portugal será a primeira viagem oficial da princesa Leonor para fora da Espanha. Como tal, o comunicado da Presidência da República destaca: “A escolha de Portugal como destino da primeira viagem oficial ao estrangeiro de Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias reflete e fortalece os laços de fraternidade e proximidade que unem os dois países.”
Futura rainha de Espanha
Recorde-se que em outubro de 2023 a princesa completou 18 anos e passou a servir o país. Na entrega do Prémio Princesa das Asturias, cerca de 10 dias antes de alcançar a maioridade, a filha mais velha do Rei Felipe VI mostrou-se empenhada e dedicada às novas funções. “O que vos posso dizer é que compreendo muito bem e estou consciente do meu dever e das minhas responsabilidades”, afirmou.
Foi a 31 de outubro que, numa cerimónia solene, a princesa hedeira jurou a Constituição:“Juro cumprir fielmente as minhas funções, manter e defender a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e a lealdade ao Rei”, disse Leonor enquanto colocava a mão sobre a Carta Magna.
Um momento que foi assinalado nas ruas com uma salva de 19 tiros de canhão e fortes aplausos da multidão que encheu algumas das ruas de Madrid por onde passou depois o desfile militar até ao Palácio Real, onde se realizou o segundo ato institucional deste dia especial.
Das mãos do pai, o rei, Leonor recebeu o Colar da Real e Distinta Ordem de Carlos, uma importante distinção, que emocionou a jovem princesa: “A partir de hoje, devo-me a todos os espanhóis, a quem servirei sempre com respeito e lealdade. Não há maior motivo de orgulho. Neste dia importante – que recordarei sempre com emoção – peço-vos que depositem em mim a vossa confiança, tal como eu deposito toda a minha confiança no nosso futuro, no futuro de Espanha.”.