“A vida dela tem sido um inferno. Ela sofreu muito”. As palavras de Lurdes Queiroz, carregadas de preocupação, denunciam a problemática existência da neta, Liliana.
Por causa da toxicodependência e morte precoce dos pais, Anabela da Ascensão e José Queiroz Esteves, conta a reformada de 72 anos, a jovem andou sempre de um lado para o outro e cresceu num “ambiente de miséria marcado por desilusões”.
Quando o filho deixou o lar para se casar, Lurdes ficou feliz. A mulher era bonita, prendada, inteligente e viria a revelar-se uma ótima mãe nos primeiros meses. Já estava grávida de Liliana Queiroz, hoje com 27 anos, quando subiu ao altar. “Eram tão felizes”, lamenta a avó da ex-Miss Playboy TV.
Mas depressa a droga entrou nas suas vidas e destruiu tudo. “O meu filho morreu com 49 anos. A Liliana ainda sofre muito. Eram os melhores amigos. Os pais dela eram toxicodependentes e os problemas que ela tem devem-se a tudo o que sofreu desde criança”, conta Lurdes. “Ao início eram só ganzas… Depois é que vieram as duras e o álcool. Foi uma desgraça”, recorda. A avó de Liliana não visitava muito o filho, a comadre é que lá ia mais vezes, porque morava na mesma localidade. “Um dia apanhou-os em flagrante e ligou-me a pedir ajuda. Estavam na miséria. Nunca tinha dado por nada”, lamenta.
Apesar de viciados, os pais de Liliana tinham extremo cuidado com ela em criança e nunca a desprezaram. “Andava sempre bem vestida e limpinha. Apesar da droga, eles trataram-na sempre muito bem… até conseguirem. A morte deles foi um grande desgosto para a minha neta. Ela ficou muito revoltada.” Depois de várias curas falhadas e de venderem tudo o que havia em casa, Anabela e José decidiram entregar a filha aos cuidados de Lurdes. “O meu filho telefonava-me às três da manhã para ir buscar a Lili porque eles já não conseguiam tomar conta dela”, diz.
Aos 9 anos, a menina foi viver definitivamente para casa da avó paterna, com o marido desta, José Maria Oliveira Alves, o tio António e o primo Nuno. “Eles venderam tudo e mal tinham comida. A minha neta ficou comigo até ir viver com o namorado”, revela Lurdes. Os pais da concorrente de “Big Brother VIP” acabaram por se separar e José voltou para casa da mãe. Já Anabela descontrolou-se e tentava puxar a filha para si. “Telefonava às tantas da manhã, a chorar e aos gritos pela Liliana. Deu cabo da cabeça da miúda…” Morreu passado algum tempo. O pai ainda esteve internado e largou as drogas mas acabou por morrer aos 49 anos.