Como seria viver em 1886 e, subitamente, acordar em 2018 num mundo completamente desconhecido? É precisamente isso que acontece com a família Sabino Machado na novela inédita ‘O Tempo Não Para’. Após o naufrágio de um navio, eles ficam congelados no interior de um bloco de gelo e despertam numa São Paulo pulsante e turbulenta. O resultado? Uma história divertida, romântica e contemporânea, que pode ser acompanhada em exclusivo na Globo a partir do dia 26 de novembro, às 20h.
A trama começa em 1886, quando a família Sabino Machado, que vive em São Paulo e possui extensas terras para exploração de ouro e minério, além de investimentos em telefonia, embarca num dos mais seguros navios da época, o Albatroz, a caminho da Europa. Dom Sabino (Edson Celulari), um fiel súdito da monarquia que sonha com um título da nobreza, planeia a viagem para conhecer o estaleiro que comprou na Inglaterra. Esta é também uma forma de ficar longe do falatório da cidade em torno da filha Marocas (Juliana Paiva), que abandonou o noivo em pleno altar. A viagem tem um desvio de rota para uma breve visita à Patagónia. É justamente aí que o Albatroz embate num iceberg.
O navio naufraga e devido à baixa temperatura da água e grande parte dos passageiros congela. No total, são treze pessoas: Dom Sabino (Edson Celulari), Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas (Juliana Paiva) e as gémeas Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues), além dos escravos da família Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna), Cesária (Olivia Araujo), Menelau (David Junior) e Cecílio (Maicon Rodrigues), o guarda-livros Teófilo (Kiko Mascarenhas), a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), o jovem Bento (Bruno Montaleone) e o cão Pirata.
Passados 132 anos, o bloco de gelo aproxima-se da praia do Guarujá, em São Paulo. Samuca (Nicolas Prattes), um empresário envolvido em causas sociais, humanista e dono da SamVita, está a fazer surf e é o primeiro a avistar o bloco de gelo. O filho de Carmen (Christiane Torloni) e noivo de Betina (Cleo Pires) fica intrigado, perplexo e fascinado pelo rosto sereno e belo de Marocas, emoldurado pelo gelo translúcido. Uma fissura ameaça partir o bloco e Samuca, no ímpeto de salvar Marocas, agarra-se ao pedaço de iceberg em que ela se encontra presa. Ambos são puxados pela corrente e chegam à fictícia Ilha Vermelha. Já os demais congelados são levados para a Criotec, um laboratório especializado no estudo de baixas temperaturas.
A chegada do iceberg torna-se um caso de segurança de estado e gera curiosidade e comoção nacional. Aos poucos, cada um dos congelados despertará à sua maneira e terá que enfrentar a realidade contemporânea e as particularidades das relações humanas no século XXI.
“Apesar da premissa das pessoas congeladas e da família deslocada no tempo, a novela é realista e engraçada, acima de tudo. É uma obra contemporânea que trata de assuntos superatuais, além de confrontar os valores e as relações humanas vigentes em séculos diferentes. Tudo isso permeado por uma história de amor muito intensa e capaz de romper barreiras entre dois jovens de épocas distintas”, explica o autor, Mario Teixeira. “É um grande desafio e, ao mesmo tempo, muito divertido dar vida a essa novela. A história terá diversas situações que mostram o choque entre pessoas de séculos distintos. E, para dar verdade a isso, estamos contando inclusive com uma preparação de elenco separada para os núcleos ‘congelados’ e ‘contemporâneos’ para que essa surpresa seja original e perceptível ao público”, completa o diretor artístico, Leonardo Nogueira.
Inédita em Portugal, a novela ‘O Tempo Não Para’, tem estreia marcada para o dia 26 de novembro, às 20h, substituindo ‘Deus Salve o Rei’. A trama será exibida de segunda-feira a sábado. No elenco constam ainda outros nomes muito conhecidos do público português, como Adriane Galisteu, Regiane Alves, Milton Gonçalves, Solange Couto, Carol Castro, Eva Wilma, Ney Latorraca e Marcos Pasquim, entre outros.