Esta sexta-feira, dia 1, a SIC e a TVI comunicaram os dados de audiência do mês de fevereiro. E os dois canais asseguram ser líderes de audiências. Como isso é possível? A SIC foca-se nas audiências médias do mês enquanto a TVI fala em share do total dia.
Nas palavras da SIC
Pela primeira vez em mais de 12 anos, a SIC bateu a TVI nas audiências médias do mês. De acordo com o comunicado emitido pelo Grupo Impresa, em fevereiro de 2019, a SIC alcançou um share médio de 18,6%, uma décima a mais que a TVI, com 18,5%. O canal de Paço de Arcos reconhece que a chegada de Cristina Ferreira fez os números subirem: “A partir de janeiro, com a nova grelha, onde se destaca a nova oferta das manhãs com Cristina Ferreira, alargou a sua liderança às manhãs e passou a ganhar os dias úteis. (…) “O Programa da Cristina” terminou o mês de fevereiro a liderar em termos absolutos com 31.6% de share e 4.5% de audiência média, o que corresponde a 435 mil e 200 telespectadores.”
O comunicado da SIC ainda destaca outras duas atrações, os programas de João Baião e Júlia Pinheiro: “Destaque também para a mais recente aposta da SIC para as manhãs de fim de semana – “Olhó Baião!” – que terminou o mês de fevereiro a liderar no universo dos canais generalistas tanto no universo como em ambos os targets comerciais, devolvendo assim a liderança à SIC nas manhãs de sábado e domingo. No período horário da tarde (entre as 14h e as 20h), a SIC consolidou a liderança que já tinha alcançado no final de 2018, de destacar a performance do programa “Júlia” que terminou o mês de fevereiro a liderar no universo dos canais generalistas com 17.5% de share e 3.1% de audiência média, o que corresponde a 304 mil e 200 telespectadores.”
Os dados da TVI
A TVI também emitiu um comunicado no qual “reafirma-se como o canal líder com 18,8% de share no total dia”. O canal de Queluz destaca que teve as melhores audiências na informação e na programação do prime-time: “No Entretenimento, a 4ª Edição do “Dança com as Estrelas”, que terminou no último fim-de-semana, tornou-se o conteúdo preferido das famílias nos serões de domingo, obtendo um valor de 1 milhão 166 mil de audiência média e 27,4% de share.A ficção da TVI continua a ser a preferida dos Portugueses há 14 anos com a novela “Valor da Vida, a mais vista em Portugal, a registar ao longo deste mês, uma audiência de 1 milhão 106 mil espectadores e um share de 24.1%”.
Factos
A SIC ganha em fevereiro, uma vez que apresenta valores referentes apenas a esse mês. Já a TVI ganha na soma de janeiro e fevereiro, pois no primeiro mês do ano teve valores superiores ao da estação de Paço de Arcos, enquanto que no segundo teve inferiores. O que quer dizer, que cada um tem razão, mas os dois apresentam leituras diferentes.