Dois anos após a estreia de “Por Treze Razões”, a Netflix decidiu eliminar a polémica cena do suicídio da personagem Hannah Baker, interpretada por Katherine Langford, da primeira temporada da série.
A cena dura quase três minutos e recebeu várias críticas pela forma gráfica e detalhada como mostra a protagonista a tirar a própria vida. Aliás, uma das preocupações mais recorrentes era que levasse jovens espectadores a copiarem o ato.
Num comunicado divulgado a 15 de julho, a gigante do streaming confirmou que a cena tinha sido reeditada, para que quem visse ou revisse a série tivesse uma perspetiva diferente. Agora, o clipe mostra Hannah a ver o seu reflexo no espelho. No plano seguinte, a sua mãe encontra o corpo da personagem sem vida.
“Nenhuma cena é mais importante que a vida do programa e a sua mensagem de que temos de tomar melhor conta uns dos outros. Acreditamos que esta edição vai ajudar a série a fazer bem a mais pessoas, enquanto mitiga qualquer risco para jovens espectadores particularmente vulneráveis,” disse Brian Yorkey, o criador desta adaptação.