Aquilo que o cobrador nunca imaginou acontece: a mulher troca-o por outro e ele encontra-os em pleno ato. Envolvem-se numa cena de pancadaria e Pipo acaba… na cadeia
Desde que conheceu César que a vida de Lúcia mudou. Continua a desejar manter a família que construiu ao lado de Pipo, mas o desejo carnal que sente pelo fotógrafo deixa a agente imobiliária numa dúvida constante. E não há volta a dar. A filha de Fernanda já não consegue esconder que está apaixonada pelo marido de Beatriz e depois de ser apanhada por esta na cama com o fotógrafo, vai ver a sua vida sofrer uma grande reviravolta. César sai de casa e vai pedir abrigo a Lúcia. Esta acede e Pipo não coloca entraves, longe de saber que a mulher tem um amante. Mas o pior vai acontecer. E será com essa cena que termina a primeira temporada de “Na Corda Bamba”.
Certos de que o cobrador está a trabalhar em casa dos Montenegro e que podem estar à vontade, Lúcia e César cedem à paixão e voltam a fazer amor. O momento é de grande intensidade e nem se apercebem de que alguém abre a porta. É Pipo, que voltou a casa para ir buscar um objeto de que se tinha esquecido, que vai até ao quarto e encontra a mulher a fazer amor com o fotógrafo. O momento é de pânico geral e o cobrador vê o seu sonho de casamento perfeito desmoronar-se. Afinal, a mulher por quem sempre fez tudo, tem outro. E é neste momento de pânico que se encerra a primeira parte da trama escrita por Rui Vilhena.
Olívia ataca
No primeiro episódio da segunda temporada, a história dá um salto de três meses. Pipo foi preso, pois envolveu-se numa profunda zaragata com César, a polícia foi obrigada a intervir e levou o cobrador para a cadeia. Agora, volta a ter liberdade e à porta, tem uma pessoa muito especial à sua espera: Olívia, que acredita que vai conseguir, finalmente, conquistar o motorista da irmã. Mas o cobrador é hoje um homem diferente e está em busca de uma vingança que promete tornar a trama da TVI uma verdadeira luta do bem contra o mal. Agora, Lúcia e César serão rivais e farão de tudo para se prejudicar um ao outro.