
Na noite de terça-feira, 14 de setembro de 2021, Quintino Aires usou o seu papel de comentador do “BB Extra” para criticar o concorrente Bruno D’Almeida, que tem enaltecido em diversos momentos o facto de ter levado o debate sobre a doação de sangue por parte de homossexuais à Assembleia da República.
Na emissão, o psicólogo descreveu-o como “um miúdo irresponsável, […] Uma bicha desocupada, a achar-se o herói da rotunda e que foi acabar com a discriminação contra a homossexualidade”, desvalorizando o sentimento de orgulho que o jovem transmitiu quando falou no assunto e levando, de imediato, a uma enorme discussão em torno das suas palavras.
Face ao eco que as declarações de Quintino Aires tiveram nas redes sociais, a TVI viu-se obrigada a afastar o comentador. “Perante o discurso proferido ontem [na terça-feira], no “BB Extra” pelo comentador Quintino Aires, a TVI afirma que não se revê neste tipo de comentários. Esta é uma opinião do comentador e a TVI refuta qualquer comportamento ou atitude homofóbica, xenófoba ou sexista”, adiantou o canal de Queluz de Baixo através de um comunicado.
Foi com lamento que o psicólogo acatou a decisão da TVI. Em declarações ao Jornal de Notícias, o psicólogo garantiu que “manteria tudo o que disse“, bem com o uso do termo “bicha”. “É uma palavra que utilizo há 35 anos, assim como todos os meus amigos homossexuais”, justificou sublinhando que todo o seu discurso foi previamente pensado: “Eu comentei as imagens de domingo à noite apenas na terça-feira, ou seja, tive 48 horas para escolher as palavras e, por isso, diria o mesmo agora”.